Fugas - notícias

  • Castelo de Audley
    Castelo de Audley Turismo da Irlanda
  • Ballintoy Harbour
    Ballintoy Harbour Turismo da Irlanda
  • Castelo de Ward
    Castelo de Ward Turismo da Irlanda
  • Dark Hedges
    Dark Hedges Turismo da Irlanda
  • Baía de Murlough
    Baía de Murlough Turismo da Irlanda
  • The Dark Hedges, Antrim
    The Dark Hedges, Antrim Turismo da Irlanda
  • Roe Valley Country Park, County Londonderry
    Roe Valley Country Park, County Londonderry Turismo da Irlanda
  • Dunluce Castle, County Antrim
    Dunluce Castle, County Antrim Turismo da Irlanda

A Guerra dos Tronos vive-se aqui

Por Mara Gonçalves

Ovos de dragão à venda num mercado em Belfast, corvos de três olhos, placas de madeira a sinalizar cenários reais onde a série foi filmada. A Irlanda do Norte que os turistas 'descubram a terra onde A Guerra dos Tronos ganha vida'.

Desde 9 de Abril, e ao longo de 14 semanas, que andam a surgir "alguns elementos fantásticos" da popular série da HBO (em Portugal passa no SyFy) em vários sítios da Irlanda do Norte, local de produção d'A Guerra dos Tronos e cenário de algumas das principais cenas. Primeiro foram corvos de três olhos, empoleirados sobre "placas de madeira de aspecto antigo instaladas em locais icónicos" onde a série foi filmada.

Depois, "entre as frutas e verduras" do mercado de St. George, na cidade de Belfast, estiveram à venda "ovos de dragão exactamente iguais aos da série", que os consumidores podiam comprar por 125 dragões de ouro, uma das moedas utilizadas na série.

 

 

Aproveitando o início da quinta temporada da saga, estreada no início de Abril, o Turismo da Irlanda lançou uma nova campanha publicitária, para que os turistas "conquistem a Irlanda do Norte [e] descubram a terra onde A Guerra dos Tronos ganha vida". Além destas acções pontuais – e para as próximas semanas está já prometida uma nova etapa que "não deixará de surpreender", garantem em comunicado – haverá "notícias 'reais'" sobre a série no Facebook e Twitter.

Além de um microsite com informação sobre todas as paisagens, florestas e castelos que serviram de cenário à trama (inclundo um itenerário de quatro dias), assim como uma lista de actividades para mergulhar directamente no mundo fantástico da série. Vai ser possível conhecer os verdadeiros lobos dos Stark (direwolves) ou treinar a pontaria com arco e flecha.

Entre os cenários reais filmados na Irlanda do Norte estão, por exemplo, as Grutas de Cushendun (onde Melisandre deu à luz "o bebé sombra" na segunda temporada), o Parque Florestal de Tollymore (cuidado para não se cruzar com "o olhar gelado de um Caminhante Branco (White Walker)" na Floresta Assombrada), o castelo de Ward (na série, Winterfell, casa da família Stark), Dark Hedges (cuja avenida de faias alinhadas forma a Estrada do Rei na série) ou as Montanhas Mourne (que serviram de entrada a Vaes Dothrak e que já teriam inspirado CS Lewis a criar outro romance fantástico, Narnia). Em Cairncastle, a viagem leva os fãs ao primeiro episódio: é aqui que Ned Stark decapita o desertor da Patrulha da Noite enquanto Jon, Bran, Rob e Theon observam.

A Guerra dos Tronos é baseada num conjunto de livros de literatura fantástica de George R.R. Martin, As Crónicas de Gelo e Fogo, e conta a história da luta pelo Trono de Ferro. A série, criada por David Benioff e D. B. Weiss para o canal norte-americano HBO, estreou em 2011 e desde então vários países têm servido de cenário à trama: Reino Unido (Irlanda do Norte e Escócia), Croácia, Malta, Marrocos, Islândia e Espanha. A maioria das filmagens de interiores são feitas em Belfast, capital da Irlanda do Norte, nos estúdios Paint Hall.

Site: Turismo da Irlanda

A Guerra dos Tronos: Voltamos aos Sete Reinos

--%>