O São João 2015 arranca a 23 de Maio e prolonga-se até 4 de Julho. Durante as seis semanas de festejos, há mais de 200 actividades em que a “esmagadora maioria é gratuita”, explicou o presidente da Câmara Rui Moreira na manhã desta quarta-feira. A música é rainha e senhora das festas e uma das estrelas é o José Cid.
Não se trata de uma única festa. São “festas, uma grande festa integrada em muitas festas”, explica Nuno Lemos, administrador da Porto Lazer. A organização espera que este ano se concretize o “maior e melhor São João” de sempre em que as Fontainhas vão “recuperar a identidade do que é o São João na cidade” e promover “a vista sobre o Douro”.
No primeiro fim-de-semana há bailes em ruas e largos no centro histórico. Um deles é itinerante e acontece num percurso de eléctrico que começa e termina na Praça do Infante. Nas Fontainhas, por esses dias, inaugura-se o mural “Porto, Cidade de Cidades” do artista plástico Kino e podem ouvir-se as músicas de Carlão, ex-Da Weasel, num concerto em que apresenta o seu álbum mais recente. Já no Parque da Cidade, vai existir, no domingo, um espaço dedicado às crianças – Mini NOS Primavera Sound – que antecede o festival e que tem várias actividades e concertos com entrada gratuita.
Na semana seguinte, entre 30 e 31 de Maio, destaca-se mais uma edição do Serralves em Festa que é antecedido, no dia 29, pelo Serralves em Festa na Baixa, um “aquecimento” do festival em que oficinas e espectáculos vão dinamizar o centro do Porto.
Mas não é só o Serralves em Festa que tem direito a um “cheirinho” antes do espectáculo. O NOS Primavera Sound também. No dia 3 de Junho, a festa pré-festival que no ano passado decorreu no Passeio das Virtudes passa agora os concertos gratuitos para as Fontainhas.
O NOS Primavera Sound, que contou com cerca de 70 mil pessoas na edição passada, começa no dia 4 de Junho e prolonga-se até dia 6. Na Ribeira do Porto, nos dias 12 e 13 de Junho estreia-se o maior festival de fado nacional, com mais de 40 concertos divididos por 11 palcos e a tradicional Corrida de São João decorre no dia 14, domingo, com uma corrida de 15 km e uma caminhada de 5km.
A Avenida dos Aliados vai receber cinco noites de concertos de 19 a 23 de Junho: D.A.M.A., Rui Veloso, Deolinda, António Zambujo e José Cid vão subir ao palco, um em cada dia da semana, respectivamente. Este último, também presente na apresentação desta quarta-feira, adiantou: “não faço concertos, faço festas”. Em seguida, José Cid tocou e cantou uma música do mais recente álbum “Menino prodígio” numa espécie de preview do concerto que vai encerrar os Concertos na Avenida.
Na noite mais longa do ano, o espectáculo de José Cid vai ser antecedido pelo tradicional fogo-de-artifício perto do rio mas Rui Moreira assegura que “vai dar tempo para chegar ao concerto a horas”. As rusgas começam na Sé. No ano passado terminaram nos Aliados mas este ano acabam no centro das festas, nas Fontainhas, tentando que as pessoas não dispersem tanto como antes. Espera-se que, no fim, possam continuar a conviver no largo, onde vai decorrer um arraial.