Fugas - notícias

Nelson Garrido

Portugueses estão a viajar mais para o estrangeiro

Por Raquel Almeida Correia

As férias em hotéis estão a ganhar terreno à visita de familiares e amigos, em alojamento gratuito.

As viagens dos portugueses para o estrangeiro cresceram 11,5% no último trimestre de 2014 para um total de 367 mil, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apesar de corresponderem a apenas 9,3% das deslocações realizadas naquele período, registou-se uma subida bastante mais expressiva do que a verificada nas viagens dentro do território nacional.

Neste caso, o crescimento foi de apenas 0,8% para um total de 3,6 milhões. E, no agregado das deslocações em Portugal e para o estrangeiro, a subida foi de 1,7% face ao período homólogo de 2013. No acumulado do ano, o aumento foi inferior, de apenas 0,2%, para um total de 17,9 milhões de viagens.

Outra tendência que os dados do INE revelam é a queda gradual das deslocações para visita a familiares e amigos, que embora mantenham a preponderância, com um peso de 55,4%, diminuíram 4,8% no último trimestre de 2014. Já as deslocações em que o motivo é lazer, recreio ou férias, que representam 27,5% do total, assistiram a um movimento contrário, crescendo 6%.

Estas oscilações tiveram impacto no tipo de alojamento procurado pelos turistas nacionais, levando a uma subida das dormidas em hotéis e a uma redução das estadias gratuitas, em casa de familiares ou amigos. Ao mesmo tempo, também resultou num aumento em 6,1% das viagens com marcação antecipada, já que estas estão geralmente associadas a deslocações em férias.

Por outro lado, e tendo em conta a subida das viagens ao estrangeiro, o automóvel, meio de transporte que continua a ser utilizado na grande maioria das deslocações (80,9% do total), registou uma queda de 0,6%, enquanto a aviação subiu 20%.

--%>