Fugas - notícias

  • Cascais
    Cascais Raquel Esperança
  • Cascais
    Cascais Marilyn Marques
  • Carcavelos
    Carcavelos Miguel Manso
  • Avencas
    Avencas Enric Vives-Rubio
  • Guincho
    Guincho Carlos Lopes
  • No concelho, época balnear vai de Maio a Setembro
    No concelho, época balnear vai de Maio a Setembro José Fernandes

Em Cascais, a época balnear já começou

Por Marisa Soares

Praias do concelho têm nadador-salvador a partir de 1 de Maio e até 30 de Setembro, mesmo as que não estão concessionadas.

À semelhança do que se verificou em anos anteriores, Cascais é o primeiro concelho do país a abrir a época balnear a 1 de Maio e a ter já montado, em parceria com os concessionários, todo o dispositivo de segurança para os banhistas.

Desde esta sexta-feira e até 30 de Setembro, as 15 praias do concelho têm nadadores-salvadores, mesmo nas zonas não concessionadas, como aquela onde está o antigo edifício Narciso.

Numa cerimónia a marcar o arranque da época, o presidente da câmara, Carlos Carreiras, anunciou o investimento de cerca de 60 mil euros na segurança dos banhistas, nomeadamente para comparticipar o pagamento dos salários dos nadadores-salvadores fora da época balnear oficial, cujas datas ainda não foram anunciadas. Habitualmente, na maioria das praias a época vigora entre 1 ou 15 de Junho e 15 ou 30 de Setembro.

“É um investimento fundamental”, sublinhou o autarca, lembrando que logo que surgem os dias quentes há “muitos milhares de banhistas” a aproveitar as praias perto da capital.

Cascais tem este ano cinco praias acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e 12 com bandeira azul (mais uma do que no ano passado). Segundo o presidente da câmara, foi feito um “trabalho muito grande durante o ano”, nomeadamente para manter a limpeza de ribeiras que desaguam no mar, e assim garantir a qualidade da água e das praias.

--%>