Fugas - notícias

  • Nas últimas férias da Páscoa, as praias de Benidorm voltaram a encher-se
    Nas últimas férias da Páscoa, as praias de Benidorm voltaram a encher-se Heino Kalis/REUTERS
  • As praias longas e o alojamento abundante são uma das imagens de marca da estância balnear
    As praias longas e o alojamento abundante são uma das imagens de marca da estância balnear JOSE JORDAN/AFP
  • A política de construção no sul de Espanha tem sido muito criticada
    A política de construção no sul de Espanha tem sido muito criticada Heino Kalis/REUTERS
  • Em plena Costa del Sol, Benidorm já recebeu 250 milhões de turistas nos últimos 50 anos
    Em plena Costa del Sol, Benidorm já recebeu 250 milhões de turistas nos últimos 50 anos JOSE JORDAN/AFP
  • Há pouco mais de um mês, as praias de Benidorm receberam banhistas em massa para lidar com o calor
    Há pouco mais de um mês, as praias de Benidorm receberam banhistas em massa para lidar com o calor Heino Kalis/REUTERS

Como Machu Pichu, Benidorm quer ser Património da Humanidade da UNESCO

Por Joana Amaral Cardoso

A candidatura é para levar a sério, insiste a autarquia.

Machu Pichu, as pirâmides do Egipto, a Grande Muralha da China, o Douro vinhateiro – estes são alguns dos mais belos locais do mundo classificados pela UNESCO como Património da Humanidade. Agora, mais uma paisagem quer juntar-se a esta lista: Benidorm, a estância balnear espanhola conotada com férias baratas, adolescentes e reformados em viagem e arranha-céus junto ao mar. A candidatura é para levar a sério, insiste a autarquia do sul de Espanha, sem preconceitos.

Foi a 20 de Abril que o prestigiado sociólogo espanhol Mario Gaviria apresentou com o presidente da Câmara de Benidorm, Agustín Navarro, o projecto de candidatura da cidade e seus recursos naturais a Património da Humanidade da longa lista da UNESCO. A ideia é que Benidorm, que nos últimos 50 anos recebeu mais de 250 milhões de turistas em busca da combinação sol e sangria, seja candidata à dupla categorização de Bem Cultural e Bem Natural. 

“Benidorm seria o primeiro caso na história do Património Natural da UNESCO em que se acolhe um espaço natural grandioso: a baía de Benidorm, a ilha e a serra Gelada, onde fica a Cidade Nova construída a partir da segunda metade do século XX”, defendeu Gaviria numa conferência de imprensa e citado pelo diário espanhol ABC. Um destino promovido por Espanha na sua versão de pacotes de férias acessíveis em clima cálido, Benidorm é hoje uma cidade que na década de 1960 era uma vila piscatória com três mil habitantes. Construída “para materializar as férias ao sol de milhões de espanhóis e europeus quando obtiveram as garantias de emprego, salário, saúde e reforma”, contextualiza o professor galardoado com o Prémio Nacional de Ambiente espanhol. 

A imagem de Benidorm como destino barato para viagens de finalistas ou binge drinking de turistas britânicos, como a própria imprensa do Reino Unido descreve o destino, é contrariada pelo sociólogo. A cidade tem “carácter sustentável e totalmente respeitador do meio ambiente”. Contudo, a região de Valência, onde fica Benidorm, ainda há poucos anos era criticada pela União Europeia pela sua política de construção pouco sustentável.

O presidente da autarquia lembra que Mario Gaviria é um dos defensores da cidade perante “os ataques a que temos sido submetidos por pessoas ou meios de comunicação que desconhecem a nossa realidade e usam estereótipos quando falam de Benidorm”. Ainda assim, reconhece: “Benidorm é uma fábrica de turismo”. “Por isso é que devemos procurar fórmulas para proteger o que temos.”

O plano não é para já – e era já falado em 2008 – e demorará anos até ser compilada toda a informação e reunidos os apoios do governo regional e do governo central espanhol para que possa formalizar-se a candidatura à agência das Nações Unidas. 

A UNESCO criou a classificação de Património da Humanidade em 1972 para catalogar e conservar locais de grande importância natural ou cultural para a humanidade e sua história. Os locais classificados têm de obedecer a um conjunto de critérios e podem, em certos casos, receber depois de classificados financiamento para a sua conservação ou melhoramento. Actualmente existem 981 locais Património da Humanidade em 160 países, a maioria dos quais está na Europa e na América do Norte. Espanha tem mais de 40 sítios classificados pela UNESCO, entre os quais a gruta de Altamira ou o Palácio de Alhambra. 

--%>