No mês em que celebra 15 anos, no dia 21, a revista Fugas estreia-se no Brasil com uma edição especial, um Guia de Enoturismo dedicado a Portugal que traça um retrato do turismo dos vinhos no país. O guia com “os melhores lugares para provar vinho” será distribuído durante o evento Vinhos de Portugal no Rio, que decorre, em 2.ª edição, no Jockey Club carioca, entre 22 e 24 de Maio, organizado pelo PÚBLICO e pelo jornal carioca O Globo em parceria com a ViniPortugal.
“Conhecer os vinhos portugueses não é só bebê-los, apreciar-lhes os taninos ou sentir-lhes a acidez ou a fruta. É também perceber-lhes o contexto, entrar na sua história, brindar com os seus protagonistas”, escreve Sandra Silva Costa no editorial da publicação, em formato de bolso e com 48 páginas, em português de Portugal.
Ao longo do guia, que é não só um roteiro mas uma montra do que de melhor se faz no nosso país em matéria de enoturismo, os leitores (e, espera-se, futuros visitantes de Portugal), passeiam pelas regiões vínicas, aqui divididas em seis blocos: Vinhos Verdes, Douro e Porto, Dão e Bairrada, Lisboa Tejo e Setúbal, Alentejo e Madeira. Cada capítulo inclui reportagens sobre grandes espaços enoturísticos e listas de sugestões por todo o país. Vamos do Palácio da Brejoeira à Casa das Pipas, da Quinta de Lemos à Quinta da Bacalhôa, do L’AND às Adegas de São Francisco, entre dezenas de moradas onde o vinho é celebrado e vivido.
Os visitantes esperados para o Vinhos de Portugal no Rio poderão assim guardar um conjunto valioso de informação turística. Em 2014, o evento recebeu cerca de quatro mil interessados no vinho português. Este ano, em que participam cerca de meia centena de produtores portugueses, o número deverá aumentar para seis mil. O programa de festas inclui não só provas e mercado de grandes vinhos como também cursos e harmonizações. Entre os participantes, contam-se críticos e especialistas da Fugas, como Manuel Carvalho, Pedro Garcias, Rui Falcão e Alexandra Prado Coelho. A agenda inclui também reputados especialistas brasileiros, como o master of wine Dirceu Vianna Jr., asommelière Lolô Riccobene, os críticos d’O Globo Pedro Mello e Souza e Luciana Fróes.
Além de tudo, uma outra publicação sobre vinhos portugueses estará disponível para milhares de leitores d’O Globo: na véspera do evento, o jornal vai incluir um suplemento que terá uma tiragem de 200 mil exemplares.
www.vinhosdeportugalnorio.com.br