Fugas - notícias

O Mercado da Ribeira pela Time Out venceu o prémio para melhor conceito-marca

O Mercado da Ribeira pela Time Out venceu o prémio para melhor conceito-marca

Prémios AHRESP para os melhores de Portugal em turismo, hotelaria e restauração

Por Fugas

Mercado da Ribeira, Turismo do Alentejo e Ribatejo, Portugal APTECE ou José Quitério entre os premiados.

É a primeira edição dos prémios promovidos pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e em quase todas as categorias destas novas distinções - à excepção de quatro "por mérito" - a decisão foi do público, que pôde votar online. Segundo a organização foram contabilizados mais de 100 mil votos.

Da gala, realizada na quarta-feira no Pátio da Galé, em Lisboa, saíram vencedores espaços como o renovado Mercado da Ribeira agora sob chancela Time Out (na categoria Conceito Marca) ou iniciativas como a Portugal Aptece (Associação Portugesa de Turismo de Turismo de Culinária e Economia), vencedora do galardão Contributo para Defesa da Gastronomia como Património Nacional - e organizadora de eventos como o primeiro World Food Tourism Summit, que decorreu este ano no Estoril.

Já o Turismo do Alentejo e do Ribatejo foi considerado a Entidade Regional de Turismo do ano e o programa Portugal em Festa da SIC recebeu o prémio Programa de Divulgação de Oferta Turística.

Na gastronomia, destaque Tiago Henriques do Choco Real de Setúbal (Jovem Empresário/Empreendedor do Ano), enquanto o grande Prémio Carreira, por escolha de uma comissão de honra, foi para o mestre da crítica gastronómica José Quitério.

Na hotelaria, o Corinthia Hotel Lisbon foi premiado pelos seus projectos de Sustentabilidade Ambiental e Nazir Din da Sana Hotels foi distinguido como Personalidade do Ano (neste último caso, também escolha da comissão de honra).
 
Enquanto isso, os TOMI - plataformas digitais espalhadas pela cidade - foram considerados o Produto do Ano. E para a Cozinha com Alma seguiu o prémio Projecto de Solidariedade.

Entre as distinções decididas pela comissão de honra convidada pela AHRESP, contam-se ainda, na categoria Portugueses lá Fora, Carlos Ferreira (da Ferreira Café), enquanto o Prémio Excelência foi para Rui Nabeiro (da Delta Cafés).

Os Prémios AHRESP, resumiu o presidente da associação, Mário Pereira Gonçalves, destinam-se a "saudar os ventos de mudança que se começam a fazer sentir neste sector", "premiando os corajosos, os empreendedores e os profissionais que, com as suas boas práticas, fazem a diferença e marcam novos caminhos”. Pereira Gonçalves salientou ainda que estes são também "casos de sucesso" que resistiram à ‘tempestade perfeita’ da recessão económica".

Prémios - nomeados e vencedores

Conceito Marca
Padaria Portuguesa
Mercado de Campo de Ourique
Time Out Mercado da Ribeira (vencedor)
Honorato
Prego da Peixaria

Contributo para a Defesa da Gastronomia como Património Nacional
Festival Peixe Em Lisboa
Portugal Aptece (vencedor)
Sangue Na Guelra
“Queijo Serra da Estrela à Chef"- Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões
Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

Produto ou Serviço do Ano / Parceiro do Ano
Zomato
Here We Go
B-guest
Tomi “The City’s Best Friend” (vencedor)
H3 / Yunit "Tuga Resiste!"

Jovem Empresário / Empreendedor do Ano
Rita Nabeiro - Adega Mayor
Henrique Fernandes - Restaurante D. Bacalhau
Ricardo Oliveira - Oporto Apps Factory
Mariana Sobral - Porto Scary Tours
Tiago Monteiro Henriques - Choco Real (vencedor)

--%>