Fugas - notícias

Virada Cultural 2014 (momento de actuação de Luiz Melodia).

Virada Cultural 2014 (momento de actuação de Luiz Melodia). DR/Foto Oleon Santos

Virada Cultural de São Paulo vai ter espaço dedicado a Portugal

Por Lusa, Fugas

A edição deste ano da Virada Cultural de São Paulo, iniciativa que oferece um fim-de- semana contínuo de atrações gratuitas, vai homenagear Portugal e dedicar ao país um espaço próprio, no parque Ibirapuera daquela cidade brasileira.

A iniciativa, baptizada de "Experimenta Portugal", vai apresentar exemplos da cultura portuguesa, entre cinema, literatura e música, mas também gastronomia, vinhos, turismo e novas tecnologias, confirmou a organização, numa parceria entre o governo municipal de São Paulo e o Consulado de Portugal na cidade. 

A programação detalhada será anunciada posteriormente, mas a abertura da mostra deverá contar com a fadista Gisela João. 

A acção, que se realiza a 20 e 21 de Junho, prolongando-se pela madrugada, tem o objectivo de comemorar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, sendo a primeira vez que um país é homenageado durante a programação da Virada Cultural

"Nosso objectivo é trazer um pouco de Portugal ao parque Ibirapuera, mostrando as delícias e novidades que cercam o estilo de vida português", afirmou, em nota à imprensa, o consultor cultural do Consulado de Portugal em São Paulo e director-geral do "Experimenta Portugal", Bruno Assami. 

O secretário da Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki, disse, por seu lado, que a "cultura portuguesa está presente nas raízes" brasileiras, assim como as culturas afro-brasileira e indígena".

--%>