"Five ways Portugal will steal your heart" ("cinco maneiras como Portugal vai roubar-lhe o coração") é o título do artigo de opinião de Jen Murphy, editora na Afar, revista e plataforma multimédia baseada nos EUA e dedicada a viagens únicas por todo o mundo.
Portugal, lê-se no texto de Murphy, é "um dos poucos locais onde facilmente regressaria uma e outra vez". E, garante, "depois de uma visita, você também ficará conquistado".
A jornalista resume - particularmente para o público norte-americano - cinco ideias que justificam este caso de amor. Aliás, antes da lista, refere mesmo que qualquer viajante pode ficar com "a Itália, França ou Espanha" desde que ela possa "ficar com Portugal". "Quem já esteve [em Portugal] sabe que este pequeno país fica algo perdido na sombra dos seus vizinhos mais populares", refere.
No seu top 5, Murphy indica que "Lisboa é a versão europeia de São Francisco (mas muito mais económica)" e destaca as colinas e eléctricos, a cena gastronómica e, claro, a ponte 25 de Abril e as suas parecenças com a Golden Gate de São Francisco.
"As pessoas estão a salvar aldeias" é a razão 2. A frase é usada para referir aldeias abandonadas que estão a ser transformadas em espaços turísticos (e "hotéis super cool"), como no Algarve (ligando-se um artigo sobre a Aldeia da Pedralva).
Em seguida, não falta o surf e a costa portuguesa "com alguns dos melhores spots para surfar". E, obviamente, as "maiores ondas do mundo", McNamara e a Nazaré. Já os "museus são legitimamente fixes" (dá-se como exemplo o museu da cerveja no Terreiro do Paço).
Para a razão 5 deste editorial, um salto ao Porto, declarada "hip city", a fechar. "O Porto vai fazê-lo repensar o vinho do Porto". "A sério, quando foi a última vez que pediu um cálice de Porto ou mesmo um outro vinho português? Nós simplesmente não o bebemos nos EUA", diz Murphy. Mas, aconselha, "visite o Porto e o vale do Douro e ficará convertido". É precisamente uma imagem da região do Douro a ilustrar o artigo. Entre elogios aos festivais de música, aos restaurantes, caves e hotéis, conclui que basta uma visita ao Porto para perceber por que a região "rivaliza com Bordéus, Napa e Toscânia" em "paisagem, comida e vinho".
No site da Afar podem ser consultados guias de viagem dedicados a Portugal e a regiões portuguesas.