O The Lisbon MBA vai lançar um concurso de ideias a nível mundial, com o apoio do Turismo de Portugal, para se encontrarem os três projectos mais inovadores, que permitam medir o comportamento dos turistas. O novo concurso Tourism Innovation Competition, apresentado esta terça-feira em Lisboa, pretende encontrar formas eficientes de responder a várias questões, como os locais procurados pelos turistas, quanto dinheiro gastam e como ocupam o tempo livre.
"A ideia surgiu na base de que não se consegue gerir o que não conseguimos medir", explicou à Lusa a directora executiva do The Lisbon MBA, Anabela Possidónio. "Hoje em dia existe imensa informação disponível em redes sociais, mas não existe uma forma sistemática de a utilizar. São dados que traduzem imediatismo, o que as pessoas estão a sentir no momento", acrescentou a responsável do The Lisbon MBA, um programa de MBA (master of business administration) realizado em conjunto pela Nova School of Business Economics, ligada à Universidade Nova de Lisboa, e pela Católica-Lisbon School of Business and Economics, da Universidade Católica.
Já o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim Figueiredo, destaca a importância da informação conseguida praticamente "em tempo real: a localização dos turistas, os trajectos que fazem, o tempo de permanência nos locais", exemplificou. O objectivo do novo concurso mundial é selecionar três finalistas com as ideias mais inovadoras, que vão apresentá-las numa conferência a realizar em Lisboa no mês de Setembro, onde vai ser debatida a importância da inovação para a gestão.
O prémio para a ideia finalista que sair vencedora vai ser de 10.000 euros, enquanto os outros dois finalistas recebem 2.000 euros cada um. O primeiro vencedor pode ainda optar, em vez dos 10.000 euros, por uma bolsa de estudo para fazer o The Lisbon MBA. "Esta é também uma forma de atrairmos os melhores para o nosso programa", sublinhou a diretora-geral. Quanto ao destino da ideia vencedora, Anabela Possidónio espera que a mesma venha a receber a atenção de investidores. "Este concurso vai estar muito ligado a todo o sistema de empreendedorismo e vai ser apresentado numa conferência de investidores que poderão estar interessados em apoiar o projecto", considerou.
Já o presidente do Turismo de Portugal acredita que o projecto vencedor poderá ser encaminhado para entidades aceleradoras de apoio ao empreendedorismo ou mesmo iniciativas de aceleração de "startup" de base tecnológica, como é o caso do programa Discoveries, apoiado pelo instituto. A divulgação do novo concurso vai fazer-se através das redes de contactos do The Lisbon MBA e do Turismo de Portugal, mas a informação vai estar também disponível neste site.
O secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, considera por seu turno que "há um mundo maior a explorar, desde a 'sharing economy' (economia colaborativa) à utilização de 'big data' (megadados) — um mundo cheio de oportunidades e de possibilidades de criação de emprego". "Este concurso de ideias é mais um passo para encontrar ferramentas que ajudem o sector a inovar, a ir mais longe, ao encontro das vontades e preferências de cada turista", afirmou, citado em comunicado.