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Adam, numa imagem divulgada no seu Facebook

Adam, numa imagem divulgada no seu Facebook DR

Ele mudou de nome para não pagar taxas da Ryanair

Por Fugas

Um erro no apelido levou a Ryanair a pedir-lhe 300 euros para mudar o nome no bilhete.

O padastro da namorada de Adam decidiu oferecer bilhetes ao jovem casal britânico para umas férias familiares em Ibiza. Mas quando estava a comprar os bilhetes, não tinha a certeza do apelido de Adam. Por isso, consultou a página de Facebook do rapaz. West. Tudo certo, bilhetes marcados. Ora acontece que Adam só é West no Facebook (é um piada com o nome do actor que fazia de Batman numa velha série televisiva). Adam, 19 anos, tem (ou tinha) por verdadeiro apelido o nome Armstrong.

Quando Adam tentou resolver o problema, conta o jornal The Guardian, foi informado pela Ryanair que teria que pagar uma taxa de 220 libras (cerca de 300 euros) - a taxa habitual é 110 libras por cada bilhete.

Adam Armstrong - por sinal estudante de marketing digital em Leds - pensou, pensou e encontrou uma solução para poupar dinheiro: trocou legalmente de apelido, o que é grátis no Reino Unido. Depois solicitou com urgência um novo passaporte, que foi bucar a Liverpool a tempo de poder voar. Custou-lhe 140 euros.

"A Ryanair não foi nada prestável", comentou Adam. "Mostramos-lhe que não estávamos a tentar mudar a pessoa, apenas o nome, mas eles não desistiram". "Achei tudo completamente ridículo". Por isso, diz ao jornal britânico, há sempre que "pensar fora da caixa".

Já a Ryanair considera que "os passageiros devem assegurar-se de que são inseridos os detalhes pessoais correctos quando fazem a reserva". "Oferecemos um período de 24h para corrigir erros menores", diz a empresa num comunicado, onde explica que a taxa por alteração de nome existe para "desencorajar e prevenir que agentes não autorizados adquiram bilhetes da Ryanair a preços promocionais e depois os revendam aos consumidores inflaccionando grandemente os preços".

Na verdade, embora para muitos pareça também ser um valor inflaccionado aquele que a empresa cobra pela mudança de nome no bilhete, refira-se que companhias há que nem aceitam qualquer alteração completa no nome e/ou apelido após a reserva efectuada. Como, por exemplo, a TAP.

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