Fugas - notícias

  • Imagem divulgada pelo Parque Kinabalu
    Imagem divulgada pelo Parque Kinabalu
  • Imagem divulgada pelo Parque Kinabalu
    Imagem divulgada pelo Parque Kinabalu

Turistas nus provocam terramoto na Malásia

Por Fugas

Um grupo de turistas despiu-se e fotografou-se numa montanha sagrada malaia. As autoridades acusam-nos de serem a causa do terramoto que dias depois abalou a região.

O terramoto na região do Monte Kinabalu "foi causado pelos actos sacrílegos" de um grupo de turistas que "se despiram no cume do monte, segundo disse o ministro-chefe adjunto [da região] Tan Sri Joseph Pairin Kitingan". É assim que o jornal malaio MalayMail noticia o acontecimento e as suas causas.

"Quer as pessoas acreditem ou não, é nisto que acreditam os Sabahs", os residentes do Sabá, estado da ilha do Bornéu, onde se encontra a montanha. "Quando o terramoto ocorreu, foi como uma confirmação das nossas crenças", disse o responsável durante uma conferência de imprensa sobre o terramoto, cuja última contagem de vítimas ia em 19. "É uma montanha sagrada e não pode ser encarada levianamente", sublinhou. Não em vão, a polícia quer impedir a saída do país dos turistas e um já foi detido para ser interrogado, informa o jornal local New Strait Times. As autoridades terão identificado dois canadianos, dois holandeses e um alemão.

O caso dos turistas nus reporta a 30 de Maio. O grupo fazia parte de um grupo maior, de 27 turistas, conduzido por um guia local pelo monte sagrado. A dado ponto, dez ter-se-ão afastado dos companheiros e decidido realizar as obras fotográficas a nu, apesar dos avisos do guia, que terão desrespeitado. Os testemunhos do guia e as fotos partilhadas online terão levado à ligação entre causa (nudez, logo desrespeito pelo monte sagrado onde os locais acreditam viverem os espíritos dos seus antepassados) e consequência (terramoto, com uma magnitude de 5,9 na escala de Richter, a 5 de Junho).

Para o ministro do turismo local, Datuk Masidi Manjun, os cinco turistas já identificados deverão ser detidos e levados a tribunal. "Só depois os expulsaremos e os proibiremos de voltarem a entrar em Sabá", avisa.

Já para "apaziguar os espíritos", avança o MalayMail, está prevista a realização de uma cerimónia tradicional o mais cedo possível.  

As imagens dos turistas em trajes menores e despidos tiveram maior impacto após terem sido divulgadas na página de Facebook de uma comunidade dedicada ao Parque Kinabalu, que integra a montanha. Curiosamente, o mote dos fãs do parque nesta página é “não leves nada senão fotografias, não deixes nada senão pegadas”.

--%>