Fugas - notícias

  • João Silva
  • Pedro Cunha
  • João Silva

Centro histórico de Santarém e lojas desocupadas com Verão mais animado

Por Lusa

Autarquia promove regresso festivo ao centro histórico com mais de cem eventos entre Julho e Setembro.

A vereadora com o pelouro da Cultura e Habitação, Susana Pita Soares, disse à agência Lusa que o programa "Verão In.Str... É um espanto!" se insere numa estratégia de revitalização do centro histórico de Santarém, no âmbito do plano estratégico que a autarquia está a elaborar para esta zona da cidade 

O conjunto de iniciativas agendadas para os meses de Julho, Agosto e Setembro resulta de um protocolo celebrado entre a autarquia e os agentes culturais do concelho, agências imobiliárias e ginásios da cidade. 

Susana Pita Soares disse à Lusa que, desde a assinatura do protocolo, na quinta-feira, já foram disponibilizados cinco grandes espaços pelas imobiliárias para acolherem eventos ligados às artes plásticas, gráficas, digitais, artesanais, ou outras, permitindo a apresentação de obras de arte, de diferente tipologia, podendo funcionar também como ateliês, espaços de formação e ou de encontro de artistas e da população. 

No âmbito do protocolo, as imobiliárias articulam a utilização dos espaços com os proprietários das lojas ou edifícios que estão para venda ou arrendamento, durante o festival de Verão. Em contrapartida, poderão promover visitas ou dias abertos para visita das lojas ou de outros imóveis disponíveis no centro histórico, para possíveis transacções. 

Por seu turno, os ginásios aderentes comprometem-se a realizar "aulas abertas" de promoção da actividade física, destinadas à população em geral, durante o período de realização do projeto. O acordo com os agentes culturais vai vigorar por três anos, porque o objectivo é "criar hábitos" e assegurar a continuidade de uma programação regular, disse a vereadora.

Além da animação diária no verão, com eventos a decorrerem de dia e à noite, o acordo celebrado com os agentes e associações culturais, designado "In.Str", visa criar uma rede que permita a afirmação de Santarém "como uma cidade de cultura".  Segundo a autarca, a participação dos agentes culturais é feita sem qualquer contrapartida financeira, sendo entendida como uma forma de mostrarem e projectarem o trabalho que realizam. O projecto conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo e de várias empresas ao abrigo do mecenato, adiantou. 

--%>