Se andarmos pelo país a visitar enoturismos temos sempre a possibilidade de parar numa quinta, visitar a vinha e a adega, conversar com um produtor e voltar para casa com o vinho que este aconselhar. Mas é preciso ter tempo. Para quem não o tem, existe agora o Adegga Selected, uma forma de comprar online vinho ao produtor, podendo recebê-lo em casa num prazo de dois dias.
A ideia é da empresa Adegga, que criou uma plataforma que oferece um canal de venda directa. O lançamento foi feito com o produtor Paulo Laureano, que explica que, para além dos seus vinhos mais conhecidos, procurou colocar neste “clube online” “alguns projectos diferentes” como um vinho feito com uma casta verdelho da Madeira plantada no terreno de xisto da Vidigueira, no Alentejo.
Esta é uma das vantagens do serviço: permite aos produtores colocar à venda alguns produtos que não se encontram noutros locais de venda físicos por serem projectos mais pequenos ou até experiências.
O projecto Adegga começou há dez anos, lembrou um dos seus fundadores, André Ribeirinho. Há cinco lançaram o Adegga Wine Market, que permitiu um contacto mais próximo entre os produtores e os consumidores. Recentemente criaram o Clube A, que oferece aos seus membros (que pagam uma subscrição mensal) provas exclusivas e preços especiais. E agora, com o Adega Selected, querem tornar essa relação produtor-consumidor próxima mais permanente. “Queremos encaixar o vinho na vida das pessoas. Aqui podem-se encontrar vinhos com preços mais competitivos e alguns que nem estão no mercado”, explica.
O plano prevê que em breve estejam a trabalhar com sete produtores e até ao final do ano com 40. E garantem entregas em Portugal mas também, muito em breve, na Alemanha (onde têm um armazém) e na Suécia. Aí representam 50% de produtores portugueses e 50% de outros países.
Outra vantagem desta plataforma, segundo André Ribeirinho, é a possibilidade de se fazerem promoções. Com Paulo Laureano, foi criado um pack de lançamento com seis garrafas (três brancos e três tintos) com o preço de 59,99 euros. Mas, sublinha André Ribeirinho, pode haver com os diferentes produtores diversos tipos de promoções que se adeqúem também aos desejos e necessidades dos clientes.
Cada produtor tem na plataforma uma página personalizada, na qual se apresenta. Paulo Laureano surge fotografado no barbeiro a tratar do bigode que é a sua imagem de marca. No texto que acompanha a foto é apresentado como “enólogo minimalista” e são dadas três razões para que os clientes comprem os seus vinhos, entre as quais a aposta em castas portuguesasde forma exclusiva por encarar o vinho como factor de cultura e civilização” e o facto de ser “uma referência dos vinhos no Alentejo”.
Para esta estreia com a Adegga.com o produtor apresenta três novos vinhos no mercado: Paulo Laureano Genus Generationes Maria Teresa Laureano Verdelho 2014, Paulo Laureano Genus Generationes Teresa Laureano Rosé 2014 e Paulo Laureano Edição Especial Tinto 2008, este último em venda exclusiva no Adegga.com.