Fugas - notícias

  • FIA 2014
  • FIA 2014
  • FIA 2014
  • FIA 2014
  • FIA 2014
  • FIA 2014
  • FIA 2014
  • FIA 2014
  • FIA 2014

Feira Internacional do Artesanato volta a Lisboa e com muita gastronomia

Por Fugas

São quase três décadas de FIA. A Feira Internacional do Artesanato está na FIL Parque das Nações de 27 de Junho a 5 de Julho. Timor é convidado especial, há Semana da Gastronomia Tradicional e, cá fora, festa das francesinhas.

É a 28.ª edição da Feira Internacional do Artesanato (FIA), que, durante nove dias, animará a FIL Parque das Nações com perto de 600 expositores e um programa variado. Não só com o tradicional artesanato vindo de Portugal e um pouco de todo o mundo mas também com música, dança, desfiles, seminários, 'workshops', ofertas turísticas e, especialmente, gastronomia. 

No certame estão presentes representantes de pelo menos 39 países mas, na verdade, como refere Miguel Comporta, director da FIA, à Lusa, "vão estar representados mais de 40, provavelmente até mais de 50", porque, resume, há representantes oficiais que apresentam também artesanato de países vizinhos, que não estão presentes. É o caso da Colômbia, que estará na FIL mas também trará artesanato de toda a América do Sul. Ou da Rússia, que "trará certamente artesanato da altura da União Soviética". Isto é "mais do que uma feira, é um encontro de culturas", refere Comporta.

Em destaque na feira, a Semana da Gastronomia Tradicional, que se focará na arte gastronómica portuguesa e que vem acompanhada do Mercado Artesanal da Cerveja. Mas também no Festival das Carnes Portuguesas Certificadas, com seis restaurantes que representam seis tipos de carnes de seis regiões portuguesas.

Como destaca a organização, a FIA é a maior feira do género na Península Ibérica e a segunda maior da Europa. Este ano, são esperados 115 mil visitantes. 

Em paralelo, entre pavilhões, pode também aproveitar-se para uma ida a novo Festival de Francesinhas, com cinco casas a proporem "as verdadeiras e tradicionais Francesinhas do Porto".

Informações

FIA 2015
Horários: de 27 de Junho a 5 de Julho, das 15h às 24h - tasquinhas das 12h30 às 24h
Bilhetes: 5€ (adulto), crianças até 10 anos entrada grátis, 50% desconto para Cartão Jovem, Estudante, Sénior (> 65 anos)

fialisboa.fil.pt/visitar

--%>