Fugas - notícias

  • SWEDAVIA
  • SWEDAVIA
  • SWEDAVIA

Neste aeroporto há um portal que simula as temperaturas em várias cidades do mundo

Por Público

Calor, frio, vento. Os passageiros do aeroporto de Estocolmo podem experienciar as condições meteorológicas que se fazem sentir nos seus destinos de viagem.

Dias antes de uma viagem de avião é comum tentar saber como está o tempo no local de destino. Para os menos preocupados com estas questões ou mais distraídos, o aeroporto Estocolmo-Arlanda, na Suécia, tem um portal climático que permite simular para o utilizador a temperatura que está na cidade para a qual vai viajar, em tempo real, e outras condições meteorológicas.

Uma enorme caixa espelhada foi colocada no Terminal 5 do aeroporto, onde estará até 31 de Agosto. Dentro da instalação existem três pequenas salas. Aos passageiros que por ali passam é feito um convite para usarem “todos os sentidos para se sentirem a ser transportados para o outro lado do globo”.

Basicamente é isso que o portal faz. Cada sala está associada a uma situação. Uma ao calor, onde as temperaturas quentes são criadas com a ajuda de aquecedores, outra ao frio, criado por sistemas de ar-condicionado, onde o soprar do vento é também simulado, e uma terceira ao grande, que aqui pretende mostrar como é o tempo em algumas das principais cidades do mundo, também com a ajuda de estímulos audiovisuais.

As três salas estão ligadas a serviços meteorológicos de vários pontos do mundo, cujos dados são transformados em experiências físicas para o utilizador, através de simulações de temperatura ou vendo e tecnologias recentes para som e imagem, explica o aeroporto numa nota no seu site. “Funciona ainda como uma previsão do seu destino para que se lembre de ter protector solar, escolher um par de óculos extra ou fazer uma compra de última hora de uma camisola”, acrescenta a nota.

A ideia de colocar o portal no aeroporto teve como objectivo promover os vários destinos internacionais com partida daquele aeroporto sueco.

--%>