Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Vão voar balões sobre a Ribeira Grande

Por Fugas

Pela primeira vez, Açores recebem um festival de balões de ar quente. Em São Miguel, nos primeiros dias de Julho, os participantes vão ter uma outra perspectiva sobre alguns dos mais belos cenários do mundo.

O I Festival Rubis Gás Balões Ar Quente da Ribeira Grande realiza-se de 1 a 5 de Julho naquele concelho açoriano da ilha de São Miguel e contará com “cerca de 15 equipas de vários países” (além de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Luxemburgo e Bélgica), informa a organização.

Na génese do projecto, está a associação Learn To Appreciate e a Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, a “primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente”, que tem sede em Fronteira e conta já com muita experiência na organização destes eventos.

Nos Açores, o festival, que também conta com o apoio da autarquia, procura ainda “promover o património natural, cultural e gastronómico do município”. Os objectivos passam por afirmar o “turismo de lazer no concelho, através de uma modalidade única e de grande potencial a nível nacional”, além de aproveitar-se para divulgar o balonismo nas ilhas.

“É um marco muito importante para o balonismo no nosso país, que está a ganhar cada vez mais relevância a nível nacional”, comenta Aníbal Soares, presidente da direcção do Alentejo sem Fronteiras e há 18 anos organizador do único festival de balões de ar quente em Portugal. “A Ribeira Grande mostrou ser um concelho com óptimas características para voar, sendo que a beleza natural da ilha torna a experiência de voo única”, sublinha Soares, que também é piloto profissional.

Os voos dos balões vão decorrer ao início e ao final de cada dia, sendo que a agenda inclui ainda outras actividades, como o Night Glow, um ”espectáculo de cor e música que resulta num jogo de luzes expelidas pelos balões dos diversos pilotos” (dias 2 e 4 de Julho, 21h30), ou actividades de geocaching (dias 1 e 4), além de alguns voos onde crianças e idosos poderão ter direito ao seu baptismo de voo.

Para a população em geral, fica o acesso gratuito ao evento e aos momentos-espectáculo: “todos os interessados poderão assistir à descolagem dos balões, tirar fotografias e ter contacto com esta actividade”, resumem.

--%>