Fugas - notícias

Um novo guia de Lisboa que inclui descontos e app

Por Lusa

Os promotores do guia Bestripvouchers asseguram que o guia permite poupar, no mínimo, 150 euros por dia, destinando-se sobretudo a turistas estrangeiros.

Uma empresa apresentou um novo guia para Lisboa que inclui descontos, mapas e experiências com parceiros que vão desde hotéis, a restaurantes e espectáculos, além de uma aplicação móvel para que os turistas não se percam na cidade.

Os promotores do guia Bestripvouchers asseguram que o guia permite "poupar, no mínimo, 150 euros por dia", destinando-se sobretudo a turistas estrangeiros que visitam Lisboa, a linha de Cascais e Sintra. O livro, que custa 39 euros, inclui "vouchers" com descontos superiores a 7.500 euros, válidos por um ano, em transferes, restaurantes, hotéis, transportes e espetáculos, sendo que todos os parceiros estão distinguidos no Tripadvisor.

"É um guia que faz com que as pessoas não se percam na cidade. Acompanhamos as pessoas desde que chegam ao aeroporto até regressarem aos seus países", salientou Sérgio Moisés, um dos três responsáveis pelo projecto.

Além do guia em papel, existe também uma aplicação para que, através do telemóvel ou do "tablet", o turista possa programar o dia, com roteiros pré-definidos, e também ver os parceiros, os sítios onde ficar e os passeios que pode fazer. Esta aplicação tem também um navegador com GPS e uma calculadora para os custos da viagem com os descontos disponíveis. No sítio do guia na internet, há ainda uma visita virtual com fotografias em 360º para que as pessoas possam escolher os museus que querem visitar.

A empresa começou a vender o guia em Abril, estando disponível "online", nos postos de turismo de Lisboa e em hotéis e operadores turísticos nacionais e estrangeiros. Sérgio Moisés destacou que é um produto desenhado para o estrangeiro, "mas o guia é válido por um ano, para duas pessoas e é transmissível".

Nos primeiros meses de venda, a procura foi feita sobretudo por turistas brasileiros, que são "os maiores seguidores no 'Facebook' e quem mais pede informações". No entanto, "o que é incrível é que as primeiras compras que tivemos foram de lisboetas", disse Sérgio Moisés. O objectivo inclui o crescimento para um guia sobre o Porto em 2016, sobre o Algarve em 2017 e sobre as principais cidades europeias a partir de 2018. O guia está disponível em Português/Inglês, mas é provável que venha a existir um Português/Francês, um Português/Espanhol e até um Português/Mandarim, "porque há um operador chinês interessado", acrescentou Sérgio Moisés.

Em 2014, Lisboa registou um total de 4,9 milhões de hóspedes, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, um aumento de 13,4% face a 2013, tendo as unidades hoteleiras alcançado proveitos de 678,2 milhões de euros. Só em abril deste ano, a taxa de ocupação hoteleira foi de 76,62%.

--%>