Fugas - notícias

O palácio da Brejoeira é um dos pontos de paragem

O palácio da Brejoeira é um dos pontos de paragem Nelson Garrido

Minho e Galiza unidos por um trem turístico

Por Lusa

Uma espécie de mega tuk-tuk une Monção a Salvaterra de Miño, na Galiza, e resulta de parceria privada luso-galega.

Iniciativa de dois privados, o trem, segundo o vereador de Turismo de Monção, Paulo Esteves, vai funcionar "todo o ano" para "aproveitar o grande movimento de turistas no Porto, e no aeroporto de Vigo, promovendo um destino, um território Monção/Salvaterra do Minho". 

O mega 'tuk-tuk', com capacidade para transportar 55 pessoas, é a aposta de um promotor galego e um português.

O projecto mereceu o "apoio institucional das duas autarquias, e vai ser apresentado publicamente, na quarta-feira, pelas 19h, no parque da Canuda, em Salvaterra de Minho. 

O responsável adiantou que a "união" vem ao encontro do processo de constituição da eurocidade Monção e Salvaterra do Minho, iniciado em Dezembro de 2014. O percurso turístico, com cerca de 12 quilómetros de extensão, inclui paragens e visitas a locais de "interesse" nos dois concelhos raianos. 

O "comboio" atravessará a ponte internacional que liga as duas localidades, uma das cinco travessias sobre o rio Minho que garantem a ligação regular entre o Alto Minho e a Galiza. 

Do lado português, o trem da "Eurocidade", prevê visitas a oito locais da vila de Monção, públicos e privados, entre eles, o Museu do Alvarinho, as quintas que produzem aquele vinho, a adega cooperativa, o palácio da Brejoeira, as termas, as muralhas e o parque das Caldas. 

Já do outro lado do rio Minho, em Salvaterra do Minho, serão visitados nove pontos de interesse turístico, patrimonial e cultural, como por exemplo o castelo daquela vila, também conhecido como castelo de Dona Urraca. 

--%>