Não há como negar os dotes românticos de cidades como Paris ou Veneza, clássicos clichés entre os destinos a dois. Mas, escreve o USA Today, “às vezes a melhor escapada íntima acontece fora dos caminhos mais habituais”.
A premissa levou “um painel de gurus das viagens românticas” a seleccionar os 20 melhores destinos do mundo onde o romance fosse um factor inegável mas que estivessem fora dos circuitos turísticos de massas. De seguida, os leitores do site norte-americano escolheram os dez preferidos – integrados no 10Best.com, o site de rankings de viagens do grupo.
O Porto foi a cidade mais votada, eleita “melhor destino romântico fora do radar”. Para os autores do artigo, a Invicta parece “salpicada como jóias medievais num desfiladeiro rochoso esculpido pelo rio Douro”, combinando “o melhor do charme do Velho Mundo com o conforto moderno”.
Na pequena descrição que acompanha o número um do top há ainda referências à classificação da UNESCO como Património Mundial, ao vinho do Porto, à oferta hoteleira e à animação nocturna e aconselha-se uma “visita às igrejas barrocas e aos museus e uma caminhada pelo antigo bairro da Ribeira”.
A lista dos dez destinos mais votados fica completa com a ilha de Mackinac (Estados Unidos), Rothenburg ob der Tauber (Alemanha), Lugano (Suíça), Reykjanes (Islândia), Annapolis (Estados Unidos), Lucca (Itália), Guanajuato e San Miguel de Allende (México), Budapeste (Hungria), Cartagena (Colômbia).