Fugas - notícias

Paulo Pimenta

Vasco da Gama promove praias da costa alentejana a partir de 2016

Por Francisco Alves Rito

Figura do histórico navegador de Sines vai ser usada pelo Turismo do Alentejo na comunicação para o mercado externo. Nova estratégia promete uma “revolução” nas praias do litoral alentejano.

Vasco da Gama vai ser a imagem das praias da costa alentejana para promover este destino turístico no mercado externo a partir de 2016, revelou ao PÚBLICO o presidente da Entidade de Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR), António Ceia da Silva

A ideia consta do Plano Operacional Estratégico para o produto Sol e Mar (POE Sol e Mar) que a ERTAR está a ultimar e visa aproveitar a notoriedade do histórico navegador Português nascido em Sines, descobridor do caminho marítimo para a India, na promoção das praias do Litoral Alentejano junto dos turistas europeus e especialmente dos espanhóis.

“Vasco da Gama é das figuras mais conhecidas por todos os agentes ligados ao mar, à vela e aos desportos náuticos nesta zona da Europa onde queremos captar visitantes”, afirma Ceia da Silva, explicando que a imagem do grande navegador “vai estar sempre associada às acções de promoção realizadas pela entidade de turismo durante a vigência do plano estratégico, de 2016 a 2020”.

O plano pretende intervir em cinco eixos, designadamente ética e responsabilidade social, qualificação e sustentabilidade do território, empresas e produtos turísticos, eventos e animação e comunicação e imagem. 

Para a elaboração deste POE, a entidade de turismo tem tido como referência zonas do litoral atlântico de França e do litoral da Croácia. “O plano que estamos a construir é um instrumento de cariz operativo para apoiar a programação e a implementação dos investimentos necessários à qualificação e à promoção que melhor aproveite os recursos turísticos do Alentejo Litoral”, diz Ceia da Silva.

O POE Sol e Mar, que será apresentado publicamente em Outubro, promete concretizar uma “revolução” nas praias do Alentejo Litoral. 

"Revolucionar" a costa

De acordo com o presidente da entidade de turismo, a intervenção prevista “vai revolucionar a costa nos próximos anos, transformando profundamente as praias, com requalificação, construção de equipamentos de apoio, e melhoria das acessibilidades, da sinalética ou da recolha de lixo”. A organização de grandes eventos, desportivos e outros, “que permitam a internacionalização” deste destino turístico, é outra das apostas da nova estratégia que passa ainda pelo incremento dos indicadores de qualidade e pela criação de uma rede de oferta para campistas e caravanistas. 

O POE Sol e Mar, que está a ser desenvolvido em conjunto com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, encontra-se na fase de apresentação e discussão pública tendo sido realizados recentemente encontros com entidades públicas, como autarquias, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto de Conservação da Natureza, Instituto do Mar e da Atmosfera, capitania dos portos, Associação da Bandeira Azul, e também com empresários e promotores turísticos da região, entre os quais a Sonae Capital, Amorim Turismo, Aqualuz, Herdade da Comporta, Grupo Pelicano, Grupo Pestana ou Associação Casas Brancas.

Entretanto a Entidade Regional de Turismo do Alentejo procura aproveitar a ocupação das praias de Tróia e da restante costa alentejana para atrair os turistas ao interior do território. Nestas duas primeiras semanas de Agosto, está a decorrer uma campanha de marketing da ERT que vai percorrer a generalidade das praias da região, precisamente com esse objectivo.  

--%>