A “acção de charme”, como a baptizou o presidente do Turismo do Alentejo, que consiste na oferta de sombrinhas de praia aos banhistas, arrancou na Praia do Bico das Lulas, em Tróia, já passou pela Comporta, Carvalhal, Sines, São Torpes, Porto Covo, Vila Nova de Milfontes, Furnas, Franquia, Almograve, Zambujeira do Mar e Carvalhal. A equipa da ERT assinala a sua presença no areal e distribuiu dezenas de chapéus-de-sol, numa iniciativa que tem gerado grande adesão por parte dos turistas presentes.
“É uma excelente ideia, porque a sombrinha é um objecto muito útil neste contexto, e a acção divulga bem o turismo do Alentejo que tem muitas coisas para visitar para além das praias“, disse uma das banhistas ao PÚBLICO. Geisa Correia, residente na Azambuja, escolheu Tróia para uma semana de férias em Família. “Surgiu a oportunidade de alugarmos uma casa aqui perto e achámos a oferta interessante, pela praia e pelo lazer.”
Esta foi a forma que a ERT encontrou para fazer um agradecimento simbólico aos veraneantes pela sua preferência pela região e tentar atrair os turistas de sol e mar ao Alentejo interior. “Não estamos só a promover a nossa oferta turística do interior do Alentejo mas também a agradecer às pessoas por terem escolhido a costa alentejana para passarem as suas férias”, disse o presidente da ERT, António Ceia da Silva.
Tróia bate recorde
Este Verão está a ser o melhor de sempre na actividade turística em Tróia, desde que a Sonae Turismo [pertencente ao grupo proprietário do PÚBLICO] inaugurou o Troiaresort em 2008. De acordo com João Madeira, director-geral do empreendimento, a taxa de ocupação “tem vindo a subir todos os anos e este ano volta a subir”, fazendo da época alta de 2015 a melhor de sempre, com uma ocupação próxima dos 100%.
Sobre o impacto da redução de Vistos Gold na comercialização de imóveis em Tróia, o gestor diz que essa quebra nas vendas está a ser compensada pelo aumento da procura por parte de investidores portugueses e europeus. “O mercado nacional e europeu tem aumentado a procura e vindo, de alguma forma, a compensar”, afirma João Madeira.
No primeiro semestre de 2015, o volume de negócios no segmento de resorts da Sonae Capital cresceu 23,2%, revelou a empresa no final de Junho, confirmando que o crescimento foi “fruto” do aumento de vendas de casas na península de Tróia.