Fugas - notícias

  • A Sala dos Espelhos é uma das alas mais emblemáticas do Palácio de Versalhes
    A Sala dos Espelhos é uma das alas mais emblemáticas do Palácio de Versalhes Bertrand Guay/AFP
  • Os três edifícios encontram-se no canto sudoeste do palácio, junto ao jardim Orangerie
    Os três edifícios encontram-se no canto sudoeste do palácio, junto ao jardim Orangerie Joel Saget/AFP
  • O Palácio de Versalhes é um dos locais turísticos mais visitados de França
    O Palácio de Versalhes é um dos locais turísticos mais visitados de França Bertrand Guay/AFP

Palácio de Versalhes planeia hotel de luxo

Por Fugas

Nasceu da opulência do rei sol, Luís XIV, e é hoje um dos monumentos mais visitados de França. Em breve, o famoso palácio real terá também um hotel de luxo, com vista para o jardim Orangerie.

Três edifícios do Palácio de Versalhes, residência oficial dos reis de França nos séculos XVII e XVIII, vão ser transformados num hotel de luxo, confirmou esta semana a direcção do monumento. O concurso de concessão por um período máximo de 60 anos foi lançado no início do mês.

As construções dos anos de 1680 – Grand e Petit Contrôle e Pavillon des premières cent marches – representam uma área total de 2800 metros quadrados e estão localizadas no canto do jardim Orangerie, com entrada pela Rua da Independência Americana. Segundo a France24, o Grand Contrôle, o maior dos três edifícios, foi sede do ministério francês das Finanças no século XVIII.

A transformação em hotel de luxo tem como objectivo atrair investimento privado para reabilitar os edifícios, que estarão sem uso desde 2008.

De acordo com o plano de concessão, “a recuperação dos edifícios e a restauração dos elementos de interesse patrimonial (escadas, decorações) representam um investimento estimado entre quatro e sete milhões de euros”, valores igualmente apresentados nos custos esperados para a adaptação a hotel.

O grupo francês AccorHotels – que detém marcas hoteleiras como a Sofitel, a Ibis ou a Mercure – confirmou à AFP estar interessado na concessão. “O que seria surpreendente era não fazermos parte dos grupos que vão apresentar um projecto. A partir do momento em que se é o número um no mercado, é lógico entrar na corrida”, disse um porta-voz à AFP.

Um projecto para um boutique hotel de 23 quartos no Palácio de Versalhes já tinha sido anunciado em 2010 e a concessão de 30 anos entregue à International Ivy, mas a empresa acabou por renunciar.

O Palácio de Versalhes, mandado construir por Luís XIV e símbolo da monarquia absolutista em França, fica localizado no sudoeste de Paris e é um dos locais turísticos mais visitados do país.

--%>