Fugas - notícias

A Guerra de Balões de Água inclui duas batalhas, uma para miúdos e outra para graúdos

A Guerra de Balões de Água inclui duas batalhas, uma para miúdos e outra para graúdos DR/GBA

Guerra de Balões de Água estreia-se em Aveiro

Por Fugas, Lusa

A molhada batalha dá-se primeiro em casa, em Leiria, já no próximo sábado. A 26 de Setembro, os balões de água rumam a Aveiro, onde são esperadas cinco mil pessoas.

O Parque da Fonte Nova, em Aveiro, vai ter a primeira edição do evento fora de Leiria, cidade onde a iniciativa começou em 2011. A estreia acontece a 26 de Setembro e, segundo o responsável pela organização, Aveiro “garante ser um potencial palco para estabelecer um recorde para a maior guerra de balões de água da Europa”.

“Com o crescimento ao longo dos últimos anos, a Guerra de Balões de Água (GBA) foi tendo sempre muitos pedidos para que se realizasse noutras cidades. A escolha de ir para Aveiro vem no sentido de satisfazer muitos desses pedidos, numa altura em que o evento já tinha necessidade de crescer”, acrescentou Rodrigo Castro em declarações à Lusa.

A primeira batalha do ano dá-se em Leiria no próximo sábado, na Praça Rodrigues Lobo. A organização acredita que o evento irá superar as cerca de quatro mil pessoas registadas no ano passado. “Desde a primeira edição, em 2011, quando contámos apenas com cerca de 200 pessoas, que o evento tem crescido em dimensão, qualidade e no número de participantes”, indicou o responsável.

A molhada luta começa às 16h para os miúdos (GBA Kids, para crianças até aos 12 anos) e uma hora depois para os graúdos (GBA, para maiores de 12 anos). Nesta batalha, “os participantes fazem o aquecimento junto das suas equipas no Jardim Luís de Camões, seguida da 'marcha do guerreiro', onde são encaminhadas por ruas adjacentes à 'arena', que é a Praça Rodrigues Lobo”. Aqui, “ao som de uma contagem decrescente, os 'guerreiros' entram na guerra em força com o objectivo de esgotar os 75.000 balões de água que têm disponíveis aos seus pés”.

Além das guerras de balões de água propriamente ditas, o evento conta com outras iniciativas, como insufláveis, modelagem de balões, workshops de slackline e jogos de waboba (a partir das 14h), uma aula de zumba (às 15h), dança das mascotes e demonstrações de slackline (às 15h45).

Ao contrário das edições anteriores, a participação deste ano requer a compra de um bilhete, que pode ser feita online, por 4,50 euros, ou no local, por 5 euros (a partir de 48 horas antes do evento até ao próprio dia). O valor é o mesmo para a entrada nas batalhas dos miúdos e dos graúdos e dá direito a uma t-shirt oficial da GBA, “entre outras surpresas”.

Segundo a organização, o pagamento dos bilhetes “foi necessário para garantir a sustentabilidade” da iniciativa. “Chegámos a um ponto em que o evento se tornou de tal forma complexo e grande que não dava apenas para contar com uma organização amadora. Foi necessário assumir então uma postura profissional e contar com o apoio de uma empresa, para garantir que todos os participantes saem satisfeitos. Parte da receita angariada “vai reverter a favor dos Bombeiros Voluntários de Leiria”.

Com o objectivo de se “assumir como o maior e mais desejado evento de Verão do ano”, a Guerra de Balões de Água quer chegar a outras cidade do país no próximo ano. “Porto, Braga, Coimbra, Lisboa e Portimão, para além de Leiria e Aveiro, são cidades onde vemos que existe muito potencial para estar presente, já a partir do próximo ano”, indica Rodrigo Castro.

“A Guerra de Balões de Água quer, a um passo muito rápido, entrar no Guinness como a maior guerra de balões de água do mundo. Estamos certos que o número de 10.000 pessoas pode ser ultrapassado já no próximo ano”, rematou o responsável.

Mais informações: Guerra de Balões de Água

 

--%>