Fugas - notícias

DR/Festas do Povo

Festas do Povo vão ter museu em Campo Maior

Por Fugas, Lusa

As tradicionais flores de papel da festa alentejana – que enfeitam a vila até domingo – vão ser “imortalizadas” num espaço museológico. A conversão do actual Museu Aberto vai implicar um investimento superior a 1,6 milhões de euros.

Dois dias antes do encerramento das festas – que enfeitam as ruas da vila alentejana com milhares de flores de papel feitas pela população –, a autarquia anunciou a reabilitação e conversão do actual Museu Aberto, que futuramente incluirá um espaço dedicado às Festas do Povo.

“Este museu vai ser completamente interactivo. Sempre que existirem festas vão ser injectados conteúdos multimédia, dando a possibilidade às pessoas que não visitaram as festas de viverem esses momentos”, disse à agência Lusa o presidente do município.

Em meados de Julho, Ricardo Pinheiro já tinha manifestado à Fugas a intenção de “transformar o Museu Aberto e de recuperar o antigo cinema”, de forma a criar um “centro de referência e de vivência das Festas do Povo”. O autarca anunciava ainda que nesta edição já seria “captado um conjunto de imagens a 360 graus para servir de alimento aos conteúdos do futuro museu”, indicando, no entanto, que era necessário obter “entre 18% a 25% de financiamento externo” para que a obra pudesse avançar.

O projecto, refere agora em declarações à Lusa, conta com um investimento superior a 1,6 milhões de euros para obras e criação de conteúdos museológicos, verba comparticipada em 85% por fundos comunitários, sendo que à autarquia compete assegurar o valor restante.

O novo espaço vai surgir no edifício do século XVI actualmente ocupado pelo Museu Aberto, dedicado à história do concelho e das suas gentes, localizado no centro histórico da vila. De acordo com Ricardo Pinheiro, o concurso público para o início das obras de reabilitação do edifício deve arrancar em Janeiro de 2016.

O futuro espaço museológico – que o autarca espera inaugurar “durante a Primavera de 2017” - vai oferecer aos visitantes a possibilidade de fazer uma visita virtual a algumas ruas de Campo Maior em anos de festa, através de “realidade aumentada e de uma filmagem a 360 graus”, e promete dar a conhecer todos os pormenores dos bastidores das Festas do Povo, como a tradicional noite da "enramação".

Segundo o autarca, está ainda projectada a criação de uma sala, com cerca de 70 metros de comprimento e 40 metros de largura, que servirá para “recriar” uma rua com “todas as sensações” de um dia de festa.

Para o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, este é “mais um contributo” da autarquia para a apresentação da candidatura das Festas do Povo à lista representativa do Património Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O município espera entregar “em breve” a candidatura no Ministério dos Negócios Estrangeiros, para, depois, ser apresentada à Unesco em 2017.

As Festas do Povo de Campo Maior começaram no sábado passado e decorrem até domingo, prevendo a organização que mais de um milhão de pessoas visite a vila neste período.

--%>