Fugas - notícias

Miguel Manso

Praia urbana do Torel teve menos 20 mil visitantes

Por Fugas, Lusa

A praia urbana do jardim do Torel, em Lisboa, até estava preparada para um aumento do número de visitantes, mas a segunda época balnear não atingiu as expectativas de afluência. Teve “cerca de 60 mil” utilizadores, menos 20 mil que em 2014.

O facto de “já não ser novidade” e de “não ter havido as excursões” que se registaram no ano de estreia ajudam a explicar a diminuição de visitantes, defendeu a coordenadora do pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Santo António, Filipa Veiga, em declarações à Lusa.

No entanto, no início de Agosto – único mês em que a praia artificial, de acesso gratuito, esteve acessível – o presidente da Junta de Freguesia, Vasco Morgado, perspectivava que a afluência fosse, “pelo menos”, “idêntica à do ano passado”. Houve mesmo um reforço das condições balneares, com uma máquina de bombagem de piscina maior e áreas de lazer de maiores dimensões.

Apesar disso, para Filipa Veiga, não é uma desilusão terem-se registando menos visitantes na praia, explicando que, apesar de em 2014 ter havido “muita gente”, existiram alguns erros que, diz, a organização tentou colmatar nesta edição. “O ano passado ultrapassou, tivemos muita gente fora do bairro. Este ano não. Veio realmente muita gente aqui de Santo António”, referiu.

A Junta de Freguesia de Santo António investiu cerca de 10 mil euros na organização desta edição, contando com apoios de patrocinadores. No início da segunda época balnear, Vasco Morgado garantia que a iniciativa seria para repetir nos próximos anos, mesmo que não houvesse patrocinadores. 

--%>