Fugas - notícias

  • "Viagem" virtual ao topo da Torre 1 para criar expectativa sobre o novo miradouro, que estará pronto na Primavera Bruno Lisita
  • A ousadia do projecto de Tomás Taveira foi criticada por uns mas admirada por outros
    A ousadia do projecto de Tomás Taveira foi criticada por uns mas admirada por outros Bruno Lisita
  • Mostra conta a história do centro comercial, relembrando os momentos mais marcantes dos últimos 30 anos
    Mostra conta a história do centro comercial, relembrando os momentos mais marcantes dos últimos 30 anos Bruno Lisita
  • Exposição vai estar patente até 30 de Outubro, com entrada gratuita
    Exposição vai estar patente até 30 de Outubro, com entrada gratuita Bruno Lisita
  • Inauguração do Amoreiras foi a 27 de Setembro de 1985 e contou com a presença do então Presidente da República, General Ramalho Eanes
    Inauguração do Amoreiras foi a 27 de Setembro de 1985 e contou com a presença do então Presidente da República, General Ramalho Eanes Bruno Lisita
  • Exposição inclui fotografias e testemunhos em vídeo de figuras públicas, lojistas e clientes
    Exposição inclui fotografias e testemunhos em vídeo de figuras públicas, lojistas e clientes Bruno Lisita
  • Espaços coloridos e outros com luz natural são imagens de marca deste shopping
    Espaços coloridos e outros com luz natural são imagens de marca deste shopping Bruno Lisita

Continuação: página 2 de 2

Centro Comercial das Amoreiras visto do alto dos seus 30 anos

Até agora, e apesar de alguns anos menos bons – como os que se seguiram ao da abertura do Centro Comercial Colombo, em 1997, e mais recentemente o ano de 2012, em que a crise económica se reflectiu nas vendas -, a estratégia parece estar a compensar. “Ao nível das vendas estamos a crescer 11%”, nota o director. A taxa de ocupação das lojas (220 no total) é de 100%, com destaque para espaços dirigidos ao público de classe mais alta, para o qual a Mundicenter (proprietária do Amoreiras) apontou baterias para enfrentar a concorrência. Actualmente há lojas de luxo que, em Portugal, só se encontram ali, ou então em zonas como a Avenida da Liberdade ou o Bairro Alto.

Construído numa antiga área de estacionamento dos autocarros da Carris, perto do Marquês de Pombal, o Amoreiras beneficia da localização numa zona da cidade onde os residentes e trabalhadores têm, de um modo geral, maior poder de compra. "Conhecemos bem os nossos clientes: são mais exigentes, o que nos obriga a ter uma oferta mais qualificada", afirma Nelson Leite.

Algumas datas marcantes:

1978: Aprovado um estudo que define a estrutura do complexo das Amoreiras. Tomás Taveira fica com o projecto dois anos depois e a construção arranca em 1981.

1985: Inauguração, a 27 de Setembro. Abriu ao público no dia seguinte.

1993: Recebe o Prémio Valmor de Arquitectura, com elogios ao "uso inovador da cor" e ao facto de "conferir uma nova singularidade à cidade".

1997: Inauguração do Colombo, primeiro grande concorrente do Amoreiras. Um ano depois, a Mundicenter admitia uma quebra no número de visitantes.

1999: Católicos manifestam-se contra a publicidade de Natal do Amoreiras – uma alface no colo de Maria e de José. A administração acaba depois por substituir a alface pelo menino Jesus.

2003 a 2007: Obras do túnel do Marquês provocam o caos no trânsito da zona e diminuem o fluxo de clientes no Amoreiras.

 

--%>