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DR/Roteiro de Turismo Empresarial - Atlanta

Calçado e vinho verde de Felgueiras abrem as portas aos turistas

Por Fugas, Lusa

O novo Roteiro de Turismo Empresarial, lançado em Felgueiras, inclui uma aplicação móvel que permite marcar visitas a fábricas do concelho, do calçado e têxteis aos vinho verde, dos bordados da Terra do Sousa ao pão-de-ló de Margaride.

"Quisemos introduzir aqui um elemento novo que envolve o turismo em torno do empreendedorismo", explicou à Lusa o presidente da Câmara, Inácio Ribeiro.

Acedendo à aplicação - desenvolvida de raiz por um aluno de mestrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras (ESTGF), do Politécnico do Porto -, os utilizadores ficam a conhecer todas as empresas aderentes e respectivos produtos e marcas, que estão organizados por sectores de actividade. Se desejarem, podem marcar visitas, assinalou à Lusa a vereadora do Turismo, Adelina Silva.

A aplicação móvel está dispoível em quatro línguas (português, inglês, espanhol e alemão) e inclui outra informação turística do concelho, como elementos da restauração e hotelaria e as coordenadas GPS dos vários pontos de interesse turístico.

Além da aplicação, disponível nesta fase para dispositivos Android, a informação completa também está agregada num documento em papel e num sítio da Internet que está ligado à Loja Interactiva de Turismo de Felgueiras.

Em declarações à Lusa, o autarca sublinhou que o concelho tem uma forte componente de turismo empresarial, devido à visita de muitos parceiros comerciais internacionais ligados ao calçado e ao vinho verde, dois sectores em que Felgueiras é líder em termos nacionais, com elevados índices de exportação.

A ideia dos promotores é proporcionar a essas pessoas e a outras que visitam a Rota do Românico, em especial o Mosteiro de Pombeiro (monumento nacional), ou outros pontos de interesse do concelho, nomeadamente o Santuário de Santa Quitéria, a possibilidade de, mediante marcação prévia, poderem conhecer algumas das mais prestigiadas marcas exportadoras, tomando contacto com o processo de fabrico. Além disso, será possível adquirir produtos nas lojas de fábrica.

"Somos uma terra de empreendedores e fomo-lo sempre ao longo da história e, neste caso, também queremos estar na linha da frente de inovar ao nível do turismo", disse o autarca.

Além de várias empresas de calçado, de produção de vinho verde e têxtil, o roteiro incluiu entidades ligadas aos bordados da Terra do Sousa e ao pão-de-ló de Margaride. Como se trabalha os bordados com técnicas centenárias e únicas no país ou se confecciona o afamado doce regional, que ali poderá ser saboreado, é a proposta daqueles sectores.

A vereadora avançou à Lusa que estão previstas acções de promoção do Roteiro de Turismo Empresarial através do Turismo do Porto e Norte de Portugal. "Pretendemos criar condições para que o roteiro se torne conhecido a receba a visita de muitos turistas", explicou ainda. Junto dos operadores turísticos estão a ser trabalhados roteiros que vão permitir aos visitantes, num determinado período, visitar empresas de diferentes sectores.

No arranque do projecto estão agregadas 13 empresas e entidades, mas a vereadora Adelina Silva disse à Lusa que a rede está disponível para receber mais parceiros.
"Tenho a certeza que isto é apenas o início e vai crescer", previu.

A apresentação do roteiro, prevista para esta sexta-feira, inclui-se no programa que vai assinalar o segundo aniversário da Loja Interactiva do Turismo.

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