Fugas - notícias

  • Reuters/Stringer
  • Reuters/China Daily
  • Reuters/China Daily
  • Reuters/Stringer

Esta ponte de vidro na China é só para corajosos

Por Fugas

Recentemente inaugurada, a nova ponte transparente tem 300 metros de comprimento e está suspensa a 180 metros do solo, entre dois penhascos do Geoparque de Shiniuzhai, na China. Chamam-lhe “a ponte dos corajosos”.

Nas fotografias há sorrisos nervosos, há gente que olha para baixo e gente que se agarra ao companheiro do lado ou aos cabos de apoio. No chão que pisam, o mesmo abismo transparente: 180 metros de nada, que terminam lá em baixo, num rio de vegetação entre dois penhascos rochosos.

A ponte foi inaugurada a 24 de Setembro e fica localizada no Geoparque de Shiniuzhai, na província chinesa de Hunan. Segundo a imprensa internacional, é apelidada de Haohan Qiao, o que numa tradução livre para português resulta numa sugestiva “ponte dos corajosos”.

Para atravessá-la há, então, que ter coragem, calçar protecções para os sapatos e seguir pelos 300 metros de caminho suspenso, sem medo de alturas. Até porque, relatam, é possível sentir a oscilação da ponte ao caminhar.

Originalmente, a ponte foi construída em madeira, mas no ano passado parte da estrutura foi substituída por piso envidraçado. O sucesso da nova atracção levou à conversão total da ponte, que ostenta agora um chão de painéis de vidro, com 24 milímetros de espessura e 25 vezes mais forte do que o vidro normal.

“A ponte que construímos permanecerá firme, mesmo que os turistas pulem sobre ela”, garantiu um dos trabalhadores à agência estatal chinesa China News Service. “A estrutura de aço utilizada para suportar e revestir a ponte de vidro é igualmente forte e densa, por isso mesmo que um vidro se parta, os viajantes não cairão”, acrescentou.

Esta será a primeira ponte suspensa com piso totalmente em vidro construída na China, mas em breve deixará de ser a única. Até ao final do ano deverá abrir ao público uma estrutura semelhante no Grand Canyon de Zhangjiajie, localizado a cerca de 300 quilómetros a noroeste de Shiniuzhai.

Quanto estiver concluída, será a mais alta e mais longa ponte do género no mundo: 430 metros de comprimento sobre um abismo de 300 metros de altura.

--%>