Fugas - notícias

DR

Uma semana repleta de cultura coreana em Lisboa

Por Fugas

A Embaixada da República da Coreia volta a organizar uma semana de actividades gratuitas no Museu do Oriente para dar a conhecer a língua, a escrita, o cinema e técnicas tradicionais desta cultura. De 12 a 16 de Outubro.

O programa inclui uma experiência de hanbok (traje tradicional) – durante a qual “os participantes poderão 'tirar uma fotografia na Coreia' e levar consigo uma recordação desta viagem pela cultura coreana”, descreve a organização em comunicado – e vários workshops, desde bojagui (patchwork tradicional) à caligrafia coreana, do hanji gongye (papel tradicional feito de fibra de amoreira e utilizado mais para fins decorativos, desde caixas e lanternas a roupas e mobiliário) ao taekwondo (luta marcial).

Todos os dias, haverá ainda filmes coreanos, integrados num ciclo de cinema, que inicia no dia 12 com O Leitor de Rostos (The Face Reader), às 19h, e termina no sábado com Secreto e Grandioso (Secretly, Greatly), às 17h.

Nas manhãs de 15 e 16, há também degustação de comida coreana na Academia Time Out do Mercado da Ribeira, mais precisamente do bibimbap, “um dos pratos mais emblemáticos” do país, cujo nome “significa literalmente arroz misturado (bibim: misturar, bap: arroz) com legumes temperados, carne fatiada, ovos e molhos”.

A participação é gratuita em qualquer uma das actividades. No entanto, os workshops e degustações têm inscrição prévia (para os workshops há que fazê-lo no site do Museu do Oriente, para as degustações é necessário enviar um email para cultura.emb.coreia@gmail.com. No caso do ciclo de cinema há que “levantar os bilhetes no próprio dia” no museu e os participantes na experiência serão escolhidos por “ordem de chegada” ao lobby do Museu do Oriente.

--%>