Fugas - notícias

Blogger Nelson Carvalheiro lança livro de receitas

Por Mara Gonçalves

Chama-se Viagem pelas Receitas de Portugal e quer “mostrar a boa maneira portuguesa de dizer 'eu amo-te' através da gastronomia”.

Foi lançado no final de Setembro, com edições em português (22€) e em inglês (25€), e resulta de uma viagem de 32 dias pelo “Portugal periférico”. “Queria que contasse a história do que fosse genuíno na gastronomia portuguesa”, que contasse “a história dos restaurantes, dos produtores, dos agricultores”, descreve Nelson Carvalheiro numa entrevista telefónica com a Fugas.

Durante o périplo pelo país, realizado em Julho de 2014, o blogger português (cujo blogue homónimo foi considerado o melhor de viagens na Europa em 2014 e este ano distinguido na Feira Internacional de Turismo de Madrid como o “mais popular” do mundo neste sector) e o fotógrafo italiano Emanuele Siracusa percorreram quase 5000 quilómetros de Norte a Sul, visitando mais de 300 aldeias e vilas, entrevistando mais de 30 produtores, pescadores e agricultores e experimentando 250 pratos em cerca de 60 restaurantes do país.

O resultado é um livro com 224 páginas repletas de “histórias muito cândidas”, receitas e fotografias “verdadeiras” (sem iluminação especial, food styling ou manipulação em Photoshop, garante).

O objectivo não podia ser mais simples: “inspirar [o leitor] a viajar por Portugal”, criando um livro “com utilidade tanto na cozinha [há quase 60 receitas pelas páginas] como no bolso [enquanto guia turístico]”. A ideia, lê-se na apresentação, é “mostrar a boa maneira portuguesa de dizer 'eu amo-te' através da gastronomia”.

No total, são 58 receitas. Algumas mais simples, como lagosta suada, papo-secos, creme de feijoca e até um “portónic”; outras mais complexas e tradicionais, como “o guisado de camarão do Café Correia, em Vila do Bispo, o feijão com chouriço, o pudim abade de priscos, o bacalhau à Braga ou o pernil da Casa Guedes, no Porto”, enumera Nelson Carvalheiro.

Entre um petisco e outro, há dados sobre as regiões retratadas (que aqui recebem nomes sugestivos como “peixe come-se com osso”, “memórias de um país esquecido” ou “percebes, understands?”) e as “histórias que as pessoas foram contando acerca da sua vida, dos seus produtos e receitas”. Entre os lugares preferidos da viagem está a praia da Leirosa, na Marinha das Ondas (concelho da Figueira da Foz).

“Não é bonita, mas os pescadores ainda pescam como há décadas, à xávega, e onde ainda é possível ir à praia e comprar o peixe directamente aos pescadores”, conta. Já na Adega Velha, em Mourão, as pessoas chegam e cantam o cante alentejano, “sem marcação”, “bebem vinho da talha”.

O livro, lançado pela editora Caminho das Palavras, resulta de uma parceria com a APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia).

Viagem pelas receitas de Portugal
Nelson Carvalheiro (texto) e Emanuele Siracusa (fotografia)
224 páginas
165x235 mm
ISBN: 978-989-8784-26-1
ISBN EBOOK: 978-989-8784-25-4

--%>