Fugas - notícias

Paulo Pimenta

As paredes artísticas do Porto têm um roteiro turístico em Outubro

Por Joana Guimarães

Visitas guiadas pelas intervenções artísticas espalhadas pela cidade representam um tributo à arte urbana.

A Câmara do Porto e a Porto Lazer estão a organizar visitas guiadas, a pé, de bicicleta ou em triciclos motorizados de transporte de turistas, para mostrar as intervenções artíticas, com destaque para a arte urbana, que têm transformado a paisagem da cidade.

A iniciativa, que decorre até ao fim de Outubro, vem no seguimento do projecto de arte urbana lançado em 2014 e que trouxe à cidade novas cores e mais arte de rua. Como parte do projecto, as visitas agendadas para este mês são gratuitas.

No total serão contempladas onze intervenções, das quais três serão inauguradas ao longo da iniciativa. A representação figurativa de uma personagem abstracta da cidade, denominada AN.FI.TRI.ÃO, cujo autor é Frederico Draw, e que se localiza na Avenida Vímara Perez, junto ao tabuleiro superior da Ponte Luiz I, dando as boas vindas aos visitantes da cidade, é uma das obras que será inaugurada.

A esta junta-se a intervenção artística em caixas de energia da EDP, que já tinha começado na Rua das Flores e agora se estende ao Largo de S. Domingos, desta feita pelas mãos de Sílvia Peralta, Catarina Rodrigues e Godmess & Sem, numa parceria com a Escola Superior Artística do Porto. Ainda como intervenção inaugural haverá um novo mural de Daniel Eime, na Rua Nova da Alfandega, onde o artista representa um habitante daquela zona ribeirinha. Daniel Eime foi considerado pelo site Support Street Art como um dos artistas deste género mais relevantes do ano a nível mundial.

Os percursos serão todos acompanhados – no caso das visitas pedestres serão os alunos de Artes Visuais e Artísticas da Escola Superior de Educação a fazer o acompanhamento. Já no caso das triciclos de transporte de turistas serão artistas cujas intervenções são visitadas a fazer o acompanhamento de quem optar por fazer os percursos desta forma. Na primeira semana, Third será o anfitrião do evento. Frederico Draw acompanhará a visita nos dias 17 e 24, ao passo que Godmess fecha o ciclo ao acompanhar os passeios de 31 de Outubro.

Para além das visitas guiadas, haverá também um safari fotográfico, em parceria com a Embaixada Lomográfica, nos dias 11, 18, 25 e 31, e ainda umInstameet, organizado pela comunidade #igerporto durante a manhã de dia 24.

A arte urbana ganha assim uma nova dinâmica na cidade, depois de no anteriror mandato autárquico ter estado envolta em polémica, uma vez que qualquer intervenção urbana, fosse ou não arte, era eliminada das ruas do Porto.

Para usufruir destas visitas guiadas, gratuitas, os interessados deverão inscrever-se previamente. Mais informações acerca dos percursos e das inscrições no site www.portolazer.pt.

--%>