O objectivo do projecto passa por aumentar o fluxo turístico à região Norte e, ao mesmo tempo, ter uma oferta integrada que permita aumentar a permanência dos turistas em locais com este tipo de equipamentos.
“Este guia dá a conhecer as 82 ecopistas, ciclovias e ecovias existentes na região, com uma extensão de mais de 520 quilómetros, espalhados por 49 municípios, ajudando assim a promover outros produtos que são estratégicos, como a gastronomia e os vinhos da região”, enfatizou o presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte (ETPN) em declarações à agência Lusa.
Nas cidades, vilas e aldeias do Norte, defendeu Melchior Moreira, as possibilidades de usufruir de vias próprias para utilizadores de bicicletas, de ecovias inseridas em ambientes naturais ou de ecopistas recuperadas a partir de linhas de caminho-de-ferro desactivadas “são inúmeras e diversificadas”.
O guia - que vai estar à venda "em toda a rede de lojas da ETPN, no total de 68, e nas plataformas digitais deste organismo” - “convida à descoberta” destes caminhos, integrando ainda sugestões citadinas, ideias para passeios à beira-mar e à beira-rio, vias cicláveis em parques “emoldurados de verde” com circuitos de manutenção, piscina, esplanadas, campos de ténis, parques infantis, mas também grandes percursos que ligam de bicicleta duas cidades ou várias vilas e aldeias.
Um dos troços incluidos no novo livro é, por exemplo, a ecopista do Sabor, resultado do aproveitamento do canal ferroviário da antiga linha férrea do Sabor. “Se não houvesse uma intervenção deste género, acredito que o espaço deixado pela linha de caminho-de-ferro hoje seria um amontoado de silvas e mato, mas de momento é um dos equipamentos mais procurados no concelho”, indicou o presidente da autarquia de Torre de Moncorvo na apresentação do guia.
Actualmente a ecopista do Sabor tem uma extensão de cerca de 24 quilómetros e liga a antiga estação de caminhos-de-ferro de Moncorvo à de Carviçais, no mesmo concelho. No entanto, está em fase de projecto a ecopista do Douro Superior, que ligará o Pocinho a Duas Igrejas, ficando todo o canal da desactivada linha de caminho-de-ferro do Sabor reconvertida em ecopista.