Fugas - notícias

  • Nuno Oliveira
  • DR

Guia de percursos pedestres conduz caminheiros à descoberta do Alqueva

Por Fugas, Lusa

Os amantes de caminhadas vão poder descobrir as paisagens e o património da zona do Alqueva e do rio Guadiana graças a um novo guia, com 11 percursos pedestres, lançado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

O livro “apresenta diferentes trilhos, devidamente estudados, mapeados e sinalizados, e possibilita aos caminheiros a oportunidade de descobrirem as diversificadas paisagens que formam o vasto e rico património natural e cultural do Alentejo", indica a entidade regional. 

Munidos do guia, os amantes das caminhadas vão poder encontrar “a descrição pormenorizada do trajecto, assim como uma síntese de alguns dos pontos de interesse”, que estarão todos assinalados no mapa, juntamente com o traçado do percurso.

No total são 11 as rotas integradas na nova publicação: Fantástica Serra d'Ossa (Borba), Conquista de Terena (Alandroal), À Volta do Montado (Mértola), Trilho da Azenha da Ordem (Serpa), Azenhas e Fortins do Guadiana (Beja), Amieira a Alqueva com o Lago a seus Pés (Portel), Pelo Património Vivo de Mourão (Mourão), Escritas de Pedra e Cal (Reguengos de Monsaraz), Da Serra Colorada ao Cerro do Calvário (Barrancos), Rota da Água de Moura (Moura) e Eremitas da Serra d`Ossa (Redondo).

O guia, editado em português e em inglês, integra o projecto “Transalentejo - percursos pedestres do Alqueva” e está homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. Criado para apoiar a prática organizada de passeios pedestres, o guia está disponível, na sua versão impressa, nos postos de turismo e nas unidades de alojamento da região, enquanto a versão digital está alojada na página oficial do Turismo do Alentejo.

Os percursos pedestres contidos na publicação vão ser comercializados através de programas turísticos promovidos por operadores credenciados e desenvolvidos em articulação com as unidades de alojamento do território.

Para assinalar o lançamento no terreno do projecto "Transalentejo - percursos pedestres do Alqueva", os trajectos incluídos no guia podem ser percorridos ao longo de seis fins-de-semana, acompanhados por elementos da Entidade Regional de Turismo e representantes das autarquias, de empresas de animação turística e das unidades de alojamento. Os dois primeiros passeios foram realizados no fim-de-semana passado (24 e 25 de Outubro), os restantes estão programados para 21 e 22 de Novembro, 5, 6, 19 e 20 de Dezembro e 9, 10 e 23 de Janeiro.

--%>