Fugas - notícias

Bruno Lisita

No Instagram, Lisboa é amor, Alfama e arquitectura

Por Fugas

O amor é a emoção mais associada à capital portuguesa pelos turistas, Alfama e Sintra são os locais preferidos e a característica mais mencionada é a arquitectura. Estas são algumas conclusões da nova aplicação criada em Portugal para analisar o Instagram.

Os turistas vêm fazer uma #travel a #Lisboa, tiram milhares de fotografias e publicam as melhores no Instagram, acompanhadas de um resumo em hashtags. Fabiana Baumann, profissional na área de marketing, e Rui Chagas, engenheiro de telecomunicações, decidiram criar uma aplicação que recolhe e estuda, de forma simples, toda a informação que surge associada às imagens que são publicadas naquela que é actualmente a mais famosa rede social de fotografia.

Através da ferramenta, analisaram as fotos publicadas entre Setembro de 2014 e Agosto de 2015 que tivessem as hashtags #travel e #Lisboa, “de forma a garantir que analisavam dados de turistas e que reuniam fotos especificamente sobre Lisboa”, indicam em comunicado.

Entre os resultados, descobriram que no campo das emoções, a hashtag mais sentida em Lisboa foi o amor, “seguindo-se beleza, «incrível», diversão e felicidade”; enquanto as características da cidade mais referidas foram a arquitectura, a arte, em especial a street art, a rua, a paisagem e a natureza.

Já no que toca aos locais onde as fotografias foram tiradas, os dados divergiram, com um ranking encabeçado por Sintra na análise das hashtags e outro liderado por Alfama no caso da localização das fotos. Contudo, ambos integram alguns dos lugares mais icónicos de Lisboa, de Belém ao Castelo, da Praça do Comércio ao Castelo de São Jorge.

--%>