Conhecidos como os "óscares" do turismo, os World Travel Awards (WTA), decididos por votação de profissionais do turismo e de turistas, viveram este sábado à noite a sua derradeira e mundial gala anual. A cidade de Casablanca, em Marrocos, foi o cenário desta festa de que Portugal saiu com quatro prémios, um mais que na gala mundial do ano passado.
Desta feita, a Madeira foi declarada o melhor destino insular do mundo, a Parques de Sintra - Monte da Lua, que gere vários ex-líbris da vila, foi distinguida como a melhor empresa em conservação e os hotéis Vila Vita Park e Conrad Algarve também receberam prémios.
"Madeira é ouro", resumia, satisfeito, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura da região, Eduardo Jesus, ao saber do prémio. A ilha já tinha conquistado a distinção a nível europeu e, em comunicado, Jesus considera que a chancela de melhor destino insular do mundo "vem reconhecer o excelente trabalho de todos os profissionais do sector que, ao longo do tempo, têm vindo a contribuir para a afirmação da Madeira, enquanto destino turístico de excelência".
Uma distinção, refere o responsável, que é tanto "crucial para a imagem do destino" como "determinante para a motivação de todo o sector" e também "marcante em termos da responsabilidade que recai, a partir de agora e sobre cada um de nós, para defender mais este título". A Madeira concorria com "gigantes" insulares do turismo como, entre outros, Bali (que venceu em 2014), Barbados, Creta, as Cook, Jamaica, Maldivas, Maurícias, Santa Lúcia, Sardenha, Seychelles, Sicília ou Zanzibar.
Para a vitória, reconhece o Turismo da Madeira em comunicado, também teve "extraordinária importância" a colaboração de Cristiano Ronaldo ao "associar-se a este apelo, de forma assumida, nas suas várias plataformas digitais e sociais".
Também a celebrar um "óscar" está Sintra, graças à empresa Parques de Sintra que, pelo terceiro ano consecutivo, recebe o prémio para melhor empresa do mundo em conservação. É o "reconhecimento do trabalho de qualidade" que tem vindo a "desenvolver na conservação e restauro dos parques e monumentos sob sua gestão”, comentou Manuel Baptista, presidente do Conselho de Administração da empresa. A Parques de Sintra tem sob a sua alçada a Pena, Castelo dos Mouros ou, entre outros, os palácios de Sintra, Monserrate e Queluz.
A hotelaria portuguesa de luxo, como é tradicional nestes galardões, também não foi esquecida, com duas unidades de cinco estrelas localizadas no Algarve a recolherem distinções. O Vila Vita Park, em Porches, venceu na categoria de melhor resort verde de luxo, enquanto o Conrad Algarve venceu (novamente) como melhor resort de lazer de luxo.
As quatro vitórias portuguesas nesta ronda mundial sucedem-se aos muitos prémios conquistados na ronda europeia dos WTA, decorrida em Setembro. A nível continental, Portugal recolhia 14 prémios europeus, com "óscares" para o Algarve como melhor destino de praia, para a TAP ou, entre muita hotelaria, para o Turismo de Portugal.
Entre os grandes vencedores da gala deste sábado, contam-se dezenas de empresas, destacando-se o Dubai (melhor destino do mundo), Maldivas (melhor destino de praia), Hong Kong (melhor cidade para escapadas), a Etihad Airways (melhor companhia aérea do mundo - o prémio de melhor low cost foi para a AirAsia), o La Mamounia de Marraquexe (melhor hotel do mundo) e o Jumeirah nas Torres Etihad em Abu Dhabi (melhor hotel de luxo), a Expedia (melhor agência online) e a Strip de Las Vegas (atracção turística mundial). A lista completa de prémios pode ser consultada aqui.
Na mesma gala marroquina, foram atribuídos os "óscares" tecnológicos do turismo. Neste campo, encontram-se entre os premiados a Emirates (melhor site de uma companhia aérea), o Kayak.com (melhor comparador de preços de voos), a HotelsCombined (melhor comparador de preços de hotéis), a Cruise.co.uk (melhor comunidade de cruzeiros) ou a TripAdvisor (melhor app) e o Booking.com (melhor site de uma agência online). Lista completa de vencedores aqui.
Os WTA são atribuídos desde 1993 e dividem-se por dez grandes regiões, realizando-se as várias galas regionais ao longo do ano que culminam com a gala para os premiados a nível mundial. As nomeações são autopropostas pelas próprias empresas e instituições (que pagam entre cerca de 550 e 690 euros pela avaliação no caso de ser aceite a candidatura) ou por recomendação do comité de jurados dos WTA. Depois vai tudo a votos online: pode votar qualquer pessoa mas o voto de um profissional de turismo registado oficialmente vale por dois. Segundo dados dos WTA são recebidos cerca de 800 mil votos vindos de mais de 170 países.