A partir do exterior parece-se com outra qualquer vulgar igreja. Mas no seu interior a igreja de Santa Bárbara, em Llanera, nas Astúrias, no Norte de Espanha, é diferente de qualquer outra.
Estava abandonada quando um colectivo local de amantes do skate, que se autodenominou Church Brigade, resolveu tentar revitalizá-la, para a transformar numa pista e num parque temático dedicado ao skate.
Através de meios de financiamento colectivos gerados na internet (crowdfunding), e também com apoio de alguns patrocinadores, o colectivo conseguiu gerar receitas de forma a colocar rampas no interior da igreja, decorando-a com arte urbana assinada pelo artista Okuda San Miguel,especialista em figuras geométricas coloridas. Foi ele que cuidou também do tecto do espaço, fazendo com que ficasse coberto pelas cores do arco-iris, iluminado pelas janelas durante o dia.
A pista publica foi apropriadamente baptizada Kaos Temple e dizem as notícias que os primeiros skaters que a experimentaram lhe teceram muitos elogios. A igreja centenária estava praticamente em ruínas quando começou a ser recuperada.
Projectada em 1912 pelo arquitecto Manuel del Busto num estilo neo-românico, foi contruída para a comunidade de operários de uma fábrica de munições das proximidades. Quando a fábrica fechou portas no final da guerra civil espanhola, a igreja praticamente deixou de ser utilizada, estando abandonada há décadas quando o colectivo de skaters a descobriu. Agora vive uma segunda existência.
Okuda esteve em Portugal no ano passado a convite da galeria Underdogs, onde mostrou o seu trabalho na exposição Inert Beings (participou igualmente na colectiva Street Art no Edifício Axa, no Porto). Deixou também a sua marca numa parede de Lisboa, tendo feito uma intervenção em grande escala no nº 46 da Rua de Marvila.
Informações
Para visitar é preciso reservar. Mais informações no Facebook ou site