Há espaços com um elefante de três metros esculpido, há recantos minimais destinados à quase hibernação e que parecem iluminados por auroras boreais, grutas cheias de peles sob cama cortada a gelo, quarto com ovelhas em tamanho real para que se possam mais facilmente contar, suítes dedicadas ao “poder do amor” ou baptizadas de “cápsula do amor”...
É mais uma edição do Icehotel, que começou agora a mostrar os seus primeiros quartos de gelo — autênticas obras de arte para serem vividas. Hoje em dia já há mais concorrentes no negócio desta hotelaria gelada mas este é o Icehotel original, aberto desde 1989 e localizado em Jukkasjarvi, na Lapónia sueca.
Os quartos começam a ser construídos a partir de cada Outubro e a temporada para hóspedes, este ano, começou no dia 11. No total, nesta edição há 19 novas suítes artísticas disponíveis, todas elas assinadas por artistas e escultores, escolhidos num concurso a que foram apresentados 130 projectos chegados de todo o mundo. Também há hotelaria “normal”, com mais de 70 quartos considerados “quentes”.
Mas, sublinhe-se, os mais friorentos não têm nada a temer, pelo menos estando no interior do Icehotel: o aquecimento é garantido, com roupa adaptada, incluindo sacos-cama que ajudam a aguentar as temperaturas que podem chegar a 25 graus negativos…
Além disso, há até suítes onde os jogos de cama incluem muitas peles. E, obviamente, a vodka (e não só) ajuda, especialmente no incontornável bar de gelo.
Entre visitas guiadas, uma ida à igreja (sim, obviamente também é de gelo e terá aberto portas agora no Natal), esqui nórdico, passeios de trenó de cães ou em motas da neve, há também sauna sueca, delícias gastronómicas como sashimiservido no gelo (ou, só para alguns, rena em molho de chocolate…) ou cursos de sobrevivência (inclui como construir o seu próprio iglu, just in case).
E, atenção, se as auroras boreais se dignarem a mostrar-se, há chamadas de alerta aos hóspedes.
Quanto a preços, estes começam em cerca de 500 euros por noite numa das suítes artísticas.
Assim que chegue a Primavera, o Icehotel perderá o seu esplendor gelado, devendo começar a derreter e fechar portas por volta de Abril.