Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Afinal, o que caracteriza a 'alma algarvia'?

Por Fugas

O Turismo do Algarve tem 45 respostas para esta questão, agora resumidas em livro electrónico.

A região de Turismo do Algarve celebrou o seu 45.º aniversário e, quase a fechar o programa de festas, lança “45 Coisas que Caracterizam a Alma Algarvia”, uma obra em formato electrónico que procura resumir a “essência do Algarve”, mesmo que esta não caiba “numa lista tão pequena”. Uma "tarefa hercúlea", resumem. "Afinal esta lista é infinita. Como a nossa alma".

O e-book gratuito está já disponível e inclui entre as "coisas" que dão substância à "alma algarvia" a Ponta de Sagres, o barrocal ou o Guadiana, a costa Vicentina e a ria Formosa.

Mas também muitos e bons sabores, da laranja algarvia aos percebes e demais marisco, ao medronho, figo, alfarroba ou batata-doce.

Pelo meio, não se esquece o mar nem o prazer do sol & praia, de lembrar a lenda das amendoeiras ou de arriscar no corridinho. Nem sequer faltam os camones (sic). E sabe o que é a empreita ou uma platibanda?

O livro electrónico está disponível na plataforma Issuu.

5 detalhes

Algarvios
"A encimar o pódio, os algarvios. Chamam-lhes "marafados" (ou levados da breca), no seu próprio linguajar. Mas são gente boa, de coração mole, habituados que estão a receber ano após anos hordas de turistas como amigos. Ligados ao mar e à terra, de sorriso fácil e fala rápida, os algarvios são a verdadeira alma da região":

Camones
..."O Algarve era então sinónimo de sol, praia e... camones. Loiros, altos, pele de lagosta (curtida, lá está, pelo sol), peúga branca, eis o protótipo dos nossos primeiros turistas ingleses, os camones ou bifes, como ficaram carinhosamente conhecidos entre nós"...

Falar algarvio
"Móss marafado, já nem dás de vaia!". Isto mesmo diria um algarvio a outro vendo-o passar distraído. Sim, ainda hoje se recorre na região a termos próprios, alguns rurais, outros marítimos, transmitidos de geração em geração. Muitos estão já em desuso, mas vão-se ouvindo aqui e acolá".

Laranja
"Sumarenta e doce, doce e sumarenta, sumarenta e doce. Podíamos passar horas nisto, porque no que concerne à laranja algarvia não há nada que a descreva melhor"...

Corridinho
"O corridinho deve ser ligeirinho e também atrevidinho pr'as moças animar. Voam as saias e as blusas de cambraia, cor do campo, mar ou praia, nunca param de rodar"

--%>