A TAP vai duplicar a partir de Março as ligações aéreas entre Lisboa e Porto, passando das actuais 57 frequências semanais para 114, com tarifas a partir de 39 euros, anunciou esta quinta-feira o presidente-executivo da companhia.
"A ideia é ter voos a interligar estas duas cidades a toda a hora. Partidas de hora em hora daqui e de hora em hora de lá", destacou Fernando Pinto durante a conferência de imprensa em Lisboa, realçando que haverá "muitos assentos" na tarifa mais baixa.
A companhia portuguesa passa assim a efectuar 16 voos diários de ida-e-volta entre Porto e Lisboa, utilizando os novos aviões TAP Express (a nova marca da empresa, que vem substituir a actual Portugália) e também a frota A320 nos horários e períodos em que a procura é maior.
No site da companhia aérea já é possível reservar um lugar nestes novos voos, com partidas desde 27 de Março (encontrámos, no entanto, apenas 15 voos diários disponíveis). A maioria das ligações com saída de Lisboa partem à hora certa, das 6h às 20h, enquanto os voos a partir do Porto saem à meia hora, entre as 6h30 e as 20h30, com excepções pontuais.
Segundo a agência Lusa, durante a conferência de imprensa, Fernando Pinto explicou ainda que a companhia aérea está trabalhar em conjunto com a ANA - Aeroportos de Portugal no sentido de conseguir diminuir o tempo de check-in através da criação de um canal exclusivo para os passageiros destes voos, de forma a encurtar os tempos de viagem e assim tornar a opção aérea mais competitiva.
"O importante é chegar ao aeroporto sabendo que muito em breve está a sair outro avião. A ideia é entrar em concorrência efectiva com o comboio e até com o nosso sistema de autocarros", explicou Fernando Pinto, brincando com a ideia de tirar passageiros à Barraqueiro, empresa do acionista da TAP Humberto Pedrosa.
Além do reforço das ligações entre as duas maiores cidades portuguesas, a TAP vai também aumentar em 59 frequências semanais os voos para destinos já operados pela transportadora aérea nacional.
"Preferimos muito mais aumentar o número de frequências [do que o número de destinos]. Precisamos cada vez mais de consolidar a nossa posição nos destinos fortes, porque assim o passageiro sabe que tem todos os dias aquele voo, a determinada hora", defendeu o responsável.
Segundo Fernando Pinto, "estas mudanças permitem um aumento do resultado operacional da empresa em 60 milhões de euros por ano".
Questionado sobre o lançamento de novos destinos, o gestor disse que "a intenção é, ao longo deste ano, ter mais dois destinos para os Estados Unidos". Esta deverá ser a próxima novidade a ser apresentada pela empresa, o que deverá acontecer já na próxima semana, segundo o empresário David Neeleman.