O Norte e o Centro do país uniram-se para levar o que de melhor se come – e se bebe – nas duas regiões à Feira Internacional de Turismo espanhola, FITUR, a decorrer em Madrid entre 20 e 24 de Janeiro. O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e o Turismo do Centro (TCP) partilham este ano o stand e fazem representar o melhor da sua gastronomia pelas mãos dos chefs André Silva, Pedro Lemos e Mário Ramos.
“O ano passado foi marcante para a promoção do Turismo do Porto e Norte em Espanha e o mercado espanhol tem reagido de forma muito positiva às propostas do nosso destino. A gastronomia e o vinho são o maior potencial turístico do nosso território”, afirmou Melchior Moreira, presidente do TNP, citando num comunicado.
Os visitantes da feira serão convidados a fazer experimentações eno-gastronómicas, que nos dias 20 e 22 de Janeiro ficam a cargo do Chef André Silva, da Casa da Calçada, com uma estrela Michelin, e do chef Mário Ramos, do restaurante Helana. O chef Pedro Lemos, dono de um restaurante no Porto com o mesmo nome premiado também o ano passado com uma estrela Michelin, irá apresentar as suas sugestões nos últimos dias da feira, 23 e 24.
“Portugal é o segundo destino turístico mundial para Espanha, com uma quota de 12% no fluxo total de outbound. Este dado demonstra a importância que o mercado espanhol tem para Portugal", diz o presidente da TCP, Pedro Machado, que avança que esta participação “vem reforçar a presença nacional no mercado espanhol, antecipando a Páscoa, época com significativo fluxo de turistas espanhóis”.
A FITUR está entre as mais importantes feiras do sector, e reuniu o ano passado 165 países e mais de nove mil empresas – desde agências de viagens a empresas de prestação de serviços – tendo o Turismo de Portugal arrecadado o prémio de melhor stand internacional, com o protagonismo dado à gastronomia, mas também à cortiça e à arte.
Texto editado por Ana Fernandes