São os Wine Tourism Awards, distinções para o enoturismo mundial segundo o júri da britânica "Drinks International", revista especializada em vinhos e bebidas espirituosas e que também se dedica a tudo o que lhe diz respeito, turismo incluído.
Para o Yeatman este é já o terceiro Wine Tourism Award consecutivo, com o júri a enaltecer as qualidades do alojamento e do projecto vínico global.
Os prémios estão destacados na edição de Fevereiro da revista, referindo-se aqui que a distinção para o Yeatman, alojado em Gaia com os olhos no Porto, repete-se porque é "um lugar deslumbrante para ficar". Como resume o Yeatman em comunicado, o júri da revista (que analisa mais de duas mil candidaturas) deixou-se convencer, novamente, pelo modo como o "conceito vínico é aplicado ao alojamento", pela "beleza do edifício" e pela "sua localização privilegiada".
Além do prémio gordo, o Yeatman conquistou ainda uma menção honrosa (ou "alta recomendação") para o evento Christmas Wine Experience (o primeiro prémio nesta categoria foi para os australianos da Kellemeister pela sua festa de porco no espeto - "Pig on spit"). Aqui, destaca-se pela "selecção cuidada dos vinhos em prova, pela experiência sofisticada e pela oferta diversificada de produtos relacionados com vinho". Para o júri, o evento - que decorreu a 5 e 6 Dezembro, reunindo 67 produtores portugueses e contando com mais de mil visitantes - “demonstra como o hotel se preocupa em promover os vinhos portugueses, mais do que vender produtos do hotel” .
Tudo razões para Jan-Erik Ringertz, director daquela unidade hoteleira, considerar que "o The Yeatman é muito mais que um hotel. Pretende ser uma embaixada dos vinhos portugueses e isso envolve todos os serviços do hotel e uma forte dinâmica de eventos de qualidade, como é exemplo o Christmas Wine Experience."
Entre os premidos, encontra-se também a Adega Mayor, de Campo Maior, Alentejo. No caso, uma distinção especial: melhor iniciativa digital e de redes sociais. O júri refere na revista que a distinção deve-se ao facto de ter conseguido atrair mais de 42 mil visitantes, vindos da Espanha à Holanda ou Reino Unido - "a uma região que não é das mais fáceis para chegar". Muita dessa afluência dever-se-á à forma como trabalha na net ("Youtube, Facebook, Tripadvisor, etc.") para convencer as pessoas a visitarem e "maravilharem-se com o edifício e com todos os seus serviços e equipamentos".
Noutras categorias contam-se premiados como Pacs del Penedès, em Espanha, como Experiência Mais Inovadora em Enoturismo (pelo conjunto de eventos, de workshops de fotografia a como fazer brandy); Seppeltsfield em Barossa Valley, Austrália, como Melhor Centro de Visitas; ou La Motte em Franschhoek, África do Sul, como Melhor Experiência de Harmonização de Vinhos e Comida.