A companhia aérea Ryanair voltou a disponibilizar voos entre o Porto e Lisboa ao preço mínimo: 4,99 euros - o valor esteve disponível até ao final da tarde de quarta-feira, tendo entretanto passado para "desde 7,99 euros". É um preço por trajecto que surge no site da empresa para viagens em Fevereiro (no caso dos 8 euros surge já noutros meses). Os preços mínimos passam depois a 9,99 euros e 14,99 euros. Claro que, como sempre, o trabalho maior - além de encontrar passagens disponíveis já que normalmente desaparecem rapidamente - é conjugar uma ida e uma volta a bons preços.
Por outras rotas de e para aeroportos portugueses, surgem ainda em destaque vários bilhetes a 9,99 euros: casos de Lisboa-Ponta Delgada ou Lisboa-Bremen; ou Porto-Frankfurt e Porto-Hamburgo. Faro-Porto é anunciado desde 14,99 euros. Tudo com base em voos para Fevereiro.
Mas o preço mais chamativo de todos, verdadeira “pechincha”, é um valor que há muito não se via pelos céus europeus, nem sequer pelos lados da Ryanair: há rotas com voos a 1 euro espalhadas pelo site, para reservar até à meia-noite de quinta-feira, referem.
Uma “loucura de Fevereiro”, chamam-lhe - sendo que os anúncios a esta campanha só surgem em algumas versões nacionais do site da Ryanair (casos da alemã, francesa, inglesa ou irlandesa).
Numa busca rápida encontrámos alguns exemplos (em redor de 1 euro ou 1 libra), que deverão voar muito rapidamente: Paris – Pescara (Itália), Dublin-Bruxelas, Dublin-Liverpool; ou de Londres para Cork (Irlanda), Bremen, Copenhaga, Dusseldorf, Frankfurt, Gotemburgo, Oslo.
Passada a euforia de 1 euro/voo, podem descobrir-se mais passagens a preços económicos entre os 5 e os 15 euros por trajecto.