Fugas - notícias

  • Projecto do novo edifício
    Projecto do novo edifício DR/Subvert Studio
  • No Portugal dos Pequenitos
    No Portugal dos Pequenitos Adriano Miranda
  • No Portugal dos Pequenitos
    No Portugal dos Pequenitos Nelson Garrido

Esta será a nova sala de visitas do Portugal dos Pequenitos

Por Fugas

Novo edifício da recepção do parque remeterá para 'a vontade portuguesa de viajar e partir à descoberta'.

Nascido em 1940, o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, está em processo de rejuvenescimento. O parque, com miniaturas de monumentos de Portugal e das ex-colónias portuguesas, vai agora ter um novo edifício de recepção, apresentado pelo atelier vencedor do concurso de ideias, o Subvert Studio. "É o primeiro passo do projecto de expansão deste parque temático, a desenvolver nos próximos anos, de forma faseada", adianta-se.  

O concurso foi promovido pela Fundação Bissaya Barreto, proprietária do parque, tendo sido convidados 25 arquitectos. O projecto do Subvert, refere-se em comunicado da fundação, foi eleito entre 11 propostas concorrentes.

O edifício, explicam, "remete para as formas das velas das embarcações dos Descobrimentos, e reflecte a diversidade e a vontade portuguesa de viajar e partir à descoberta". Segundo o Subvert, o ponto de partida conceptual é mesmo “a própria base da cultura portuguesa – o percurso, a viagem e as descobertas". "Identificámos como ponto central da proposta interpretar este conceito de viagem, através de um olhar contemporâneo."  

Envidraçado, situar-se-á no extremo oposto à entrada actual e destina-se a acolher bilheteira, sala de festas de aniversário, área para pista de gelo/ringue de patinagem, loja e espaço de restauração. Por aqui, os visitantes poderão também aceder à "visualização sobre toda a área do Portugal dos Pequenitos".

Já na área circundante ao edifício haverá "espelhos de água e um percurso verde", sendo este "alusivo à imagem de bosque e recuperando o desenho dos jardins clássicos"- em destaque, o "recurso ao bucho, um elemento sempre presente na obra do prof. Bissaya Barreto".  

"Se o parque é uma viagem, o nosso edifício desenha-se estável na terra e lança-se com as velas ao vento", lê-se no resumo mais poético do projecto do atelier dos arquitectos Tiago Rebelo de Andrade, Diogo Ramalho e José Rico Sofia.  

O projecto – eleito "de forma consensual", sublinham – foi escolhido por um júri que integrou representantes da Fundação Bissaya Barreto, câmara de Coimbra, Turismo do Centro de Portugal, Direcção Regional de Cultura do Centro, Faculdade de Arquitectura da Universidade de Coimbra e da consultora turística Consultal. 

Além do novo edifício, o "projecto de expansão do Portugal dos Pequenitos" incluirá, adianta a Fundação, a "construção de novos edifícios representativos do Portugal contemporâneo, novos recursos pedagógicos e uma remodelação ao nível de todo o parque" - uma remodelação que passa também "ao nível de novas abordagens e conteúdos identitários da cultura de cada uma das regiões e países nele representado".

 

 

--%>