A 28.ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo está prestes a abrir portas em Lisboa: para os profissionais do sector é já na quarta-feira, dia 2 de Março; para o público em geral a festa começará às 18h de sexta, dia 4, prolongando-se pelo fim-de-semana. Pela FIL do Parque das Nações, vamos viajar por cerca de mil expositores, destinos nacionais e internacionais, hotelaria e espaços de gastronomia, agências e um sem-fim de empresas e propostas turísticas.
“Podemos já garantir uma maior oferta de produtos e serviços a quem nos visita. A BTL volta a afirmar-se como o espaço privilegiado onde os portugueses poderão encontrar pacotes de viagens a preços muito competitivos”, resumia Fátima Vila Maior, directora de área de feiras da FIL responsável pela BTL, na apresentação do certame, sublinhando que haverá “uma oferta diversificada não só de viagens, como de hotelaria e serviços destinados a diferentes públicos-alvo, desde as famílias aos grupos, passando pelo turismo sénior e pelas viagens de negócios”.
Em grande destaque este ano estará o Brasil, o país convidado, com vários estados brasileiros a animarem uma área de mais de 1500 m2. A área internacional, aliás, deverá contar com quatro dezenas de representações, entre regressos e novidades, esperem-se, por exemplo, o retornado Egipto e Israel, o estreante Japão ou Macedónia. Além da grande Espanha, o mapa-múndi inclui Marrocos, Moçambique, Tunísia, Cabo Verde, Índia, Malásia, Tailândia, China, Indonésia, Cuba, República Dominicana ou Panamá.
Por Portugal, luzes sobre o Algarve, o destino nacional em foco. As agências reforçarão as suas ofertas para a região, quase toda a sua melhor hotelaria estará presente e o Turismo do Algarve garante animação e promoção contínuas.
Em paralelo com a quotidiana vida feirante, não faltam eventos relacionados com o mundo das viagens no programa: estarão em destaque os festivais de música (com conferência e entrega dos primeiros prémios ibéricos do sector), as mais criativas empresas turísticas (BTL Startups & Inovação by Beta-i. prometem-se “60 ideias inovadoras durante o fim-de-semana”), conversas de viajantes (“Eu fiz o mochilão na América Latina”, por exemplo) ou concurso de fotografia (até 2 de Março, em destaque no site oficial.
Não faltarão também os tradicionais passatempos e mais galas de prémios para os melhores do turismo, nomeadamente os Prémios Publituris (para a indústria), Prémios Tourism Train Experiences (projectos de turismo ferroviário) e os especialíssimos BTL Blogger Travel Awards para os melhores viajantes com blogues.
Em conferência de imprensa nesta quinta-feira, a organização da feira assumiu o objectivo de ultrapassar 72 mil visitantes conseguidos no ano passado.
O preço base de um bilhete de entrada são 5 euros (adulto) ou 2,5 euros (conforme descontos).
www.btl.fil.pt | www.facebook.com/BTL.FIL
Siga na Fugas mais informação sobre a feira: #BTL2016
Horários: de quarta até às 18h de sexta só para profissionais (quarta e quinta das 10h às 19h, sexta das 10h às 23h). para todo o público: sexta das 18h às 23h, sábado das 12h às 23h, domingo das 12h às 20h