Fugas - notícias

  • Rita França
  • Nelson Garrido
  • Rita França
  • Rita França
  • Rita França
  • Rita França
  • Rita França

Aeroporto do Porto renova título de terceiro melhor da Europa

Por Fugas

Aeroporto Francisco Sá Carneiro volta a estar entre os melhores nos prémios ACI – Airports Council International. No currículo: nove galardões em dez anos.

Na última década, só 2012 falhou para o registo perfeito: desde 2006 que o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, fica classificado entre os três primeiros lugares europeus dos prémios de Airport Service Quality, atribuídos pelo conselho internacional de aeroportos com base em “questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores”. Em 2007 chegou mesmo à primeira posição do pódio europeu e desde 2013 que não arreda pé do terceiro lugar. 

“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos três melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 9º prémio nos últimos dez anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto ultrapassou os oito milhões”, afirma Jorge Ponce de Leão, presidente da ANA - Aeroportos de Portugal, em comunicado. 

No entanto, nesta edição, que se reporta à actividade durante o ano de 2015, há pela primeira vez empates entre os lugares do pódio e o aeroporto da Invicta partilha o galardão com outras quatro infra-estruturas: Copenhaga (Dinamarca),  Keflavik (Islândia), London Heathrow (Reino Unido) e Viena (Áustria). 

De acordo com o Airports Council International, associação que reúne na Europa mais de 450 aeroportos em 45 países, aquele programa de avaliação da satisfação dos passageiros cresceu no último ano e “os resultados de 2015 expandiram-se para incluir uma nova categoria (melhor aeroporto por tamanho e região) e listas de vencedores mais robustas”, o que inclui pela primeira vez muitos empates entre os vencedores. 

Assim, a liderar o top europeu ficaram ex-aequo os aeroportos russos de Moscow Sheremetyevo, Pulkovo e Sochi. Já em segundo lugar ficaram as infra-estruturas aéreas de Dublin (Irlanda), Malta (Malta), Praga (República Chega) e Zurique (Suíça). 

“Os aeroportos têm evoluído para se tornarem negócios complexos e orientados para a satisfação do cliente, uma vez que, em muitos casos, estão em concorrência uns com outros pelo tráfego de passageiros”, observa Angela Gittens, directora-geral do ACI, em comunicado, indicando que “desde o duty free e restaurantes ao ambiente, à limpeza, à cortesia dos funcionários, às amenities, grau de eficiência e outros, os viajantes aéreos esperam grandes coisas dos aeroportos por onde viajam”. 

Os melhores aeroportos (por região)
África: Mauritânia
Àsia-Pacífico: Seoul Incheon (Coreia do Sul) e Singapura
Europa: Moscow Sheremetyevo, Pulkovo e Sochi (os três na Rússia)
América Latina-Caraíbas: Guayaquil (Equador)
Médio Oriente: Amã (Jordânia)
América do Norte: Indianápolis (Estados Unidos)
Lista completa de distinções no site do ACI

--%>