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Ryanair substitui TAP em rota Porto-Milão

Por Patrícia Carvalho

Nova rota arranca a 1 de Setembro com preços que começam nos 26,99 euros.

Quando a TAP deixar de fazer a ligação entre o Porto e o principal aeroporto de Milão, Malpensa, a 27 de Março, a cidade não ficará muito tempo sem essa rota, que passará a ser servida pela Ryanair, a partir do dia 1 de Setembro, com quatro voos semanais. A notícia foi avançada esta quinta-feira, numa conferência de imprensa nos Paços do Concelho em que estiveram presentes o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e o director de rotas da Ryanair, Niall O’Connor.

“Gostamos de acreditar que sim”, respondeu o responsável da Ryanair, quando o questionaram se esperava que a rota fosse rentável, uma vez que a TAP argumentou que iria fechá-la, bem como a outras três no Porto, por ser deficitária. Niall O’Connor salientou que a companhia low-cost tem já 40% da quota de mercado no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (AFSC), pelo que não estava interessada em entrar em qualquer competição com a TAP. “Estamos mais interessados em introduzir novas rotas”, disse.

Depois de a TAP ter anunciado que iria terminar com quatro rotas de médio curso a partir do Porto – para Barcelona (Espanha), Bruxelas (Bélgica), Roma e Milão/Malpensa -, Rui Moreira declarou que a rota para a cidade do norte de Itália era a que mais o preocupava, por não haver uma ligação alternativa em vigor, ao contrário de todas as outras, que já são servidas por diferentes companhias a partir do AFSC. No final de Janeiro, depois de ter regressado da FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, o presidente da Câmara do Porto revelou que estivera em contacto com uma companhia aérea, para tentar garantir a ligação ao mais importante aeroporto de Milão, assumindo mais tarde que fora com a Ryanair.

O autarca reuniu-se posteriormente com Niall O’Connor, a quem pediu que reconsiderasse a possibilidade de a companhia começar a voar para Malpensa, a partir do Porto, em vez de manter apenas a rota para Bergamo, que também serve Milão, mas que será menos adequada, sobretudo, para os empresários. Rui Moreira afirmou que da conversa ficara a promessa de a Ryanair avaliar o pedido.

Esta quarta-feira, o responsável da companhia low-cost admitiu que a rota agora anunciada surge na sequência directa do pedido de Rui Moreira e o autarca evitou alimentar as críticas à TAP, dizendo-se satisfeito com a garantia de uma rota que era “muito importante para a indústria do calçado e do têxtil, mas também para os emigrantes, já que serve população de uma parte da Suíça”. “Como tinha dito antes, o mercado há-de resolver o défice que temos temporariamente, e isso aconteceu. Começar em Setembro é excelente”, disse.

Os lugares para a nova rota estarão disponíveis na página da Ryanair já a partir desta sexta-feira e com preços que começam nos 26,99 euros. Rui Moreira disse que o interesse da Ryanair em responder aos anseios do Porto, acedendo a abrir novas rotas, e em concreto a que se dirige a Malpensa, era “fantástico”, proclamando: “É a companhia do Porto.”

A polémica em torno das alterações anunciadas pela TAP, com o fim das rotas a partir do Porto e o início de uma ligação directa Lisboa-Vigo, tem-se mantido na ordem do dia, muito por esforço do presidente da Câmara do Porto, que não se tem cansado de criticar a companhia aérea nacional. Na passada segunda-feira, os deputados municipais aprovaram, na Assembleia Municipal, uma moção quase unânime (só ficou de fora a CDU) de apoio às posições assumidas pelo autarca e o seu executivo e em que se apelava “à intervenção das entidades, políticas e administrativas, com responsabilidade na área da aviação civil para que sejam garantidas as condições para o prosseguimento da afirmação do aeroporto do Porto”.

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