Fugas - notícias

  • Menina Mundo
    Menina Mundo
  • Grande Turismo
    Grande Turismo
  • Viajar entre Viagens
    Viajar entre Viagens
  • Uma Foto Uma História
    Uma Foto Uma História
  • A fotografia de grupo dos vencedores com a directora da FIL, Fatima Vila Maior
    A fotografia de grupo dos vencedores com a directora da FIL, Fatima Vila Maior DR

Os blogues de viagens premiados pela BTL

Por Luís J. Santos

Houve quatro vencedores nos Blogger Travel Awards da feira de turismo de Lisboa. Mas vale também a pena viajar pelos outros nomeados.

Foi a 3.ª edição dos Blogger Travel Awards BTL - Feira Internacional de Turismo de Lisboa, galardões que pretendem promover os blogues que mais se destacaram ao longo do ano.

Desta feita, as distinções foram para Grande Turismo, Menina Mundo, Uma Foto Uma História e Viajar entre Viagens. Este último blogue foi votado pelo público; os três anteriores foram escolhidos pelo júri, composto pelos directores dos jornais Publituris, Turisver e Ambitur e por um representante da TAP.

No caso do blogue votado pelo público, foram recebidos, segundo dados da organização "mais de 4 mil votos" - estavam nomeados 13 blogues, os mesmos que estavam em competição nas restantes categorias. A vitória da popularidade foi para o blogue assinado por Carla Mota, "geógrafa com uma enorme paixão pelas viagens e pelo mundo" (como se apresenta) responsável por Viajar entre Viagens.

Já o Grande Turismo, melhor blogue de viagens profissional, é uma grande e colectiva viagem dos jornalistas João Ferreira Oliveira, Jorge Flores e Rui Pelejão. Um trio também conhecido dos leitores da Fugas, onde assinaram várias reportagens. Em 2014, acompanhámo-los numa Volta a Portugal em 80 Dias, um trabalho que originaria livro e série televisiva.

Odisseia também muito especial é do melhor blogue de viagens pessoal, Menina Mundo, título sob o qual viajam pelo planeta o casal Nelson e Miriam com a sua pequena Mia, que já "soprou as velas do seu segundo aniversário, com a ajuda do vento quente do Camboja", como contaram ao P3. Miriam fez um intervalo na carreira académica (psicóloga e criminóloga, docente universitária na Faculdade de Direito da Universidade do Porto), Nelson é "informático e criminólogo mas é a fotografia que faz o seu dia-a-dia".

Na última categoria dos prémios, o vencedor foi, mais uma vez, Gabriel Soeiro Mendes: sem novidade, já que foram três edições, três prémios. O seu mote: Uma Foto, Uma História. Gabriel foi também vencedor noutro concurso de fotografia que decorreu na BTL 2016, "Eu fiz o “Mochilão na América Latina", promovido, precisamente, pela Casa da América Latina e destinado a quem tivesse viajado por esta região.

A Fugas (com o blogue Em Viagem) conquistou um prémio na primeira edição da iniciativa, em 2014, para melhor blogue de viagens profissional, tendo sido também premiados Documentar o MundoUma Foto Uma História e Viajar entre Viagens. Em 2015, os prémios foram para As viagens de Filipe Morato GomesViajar entre ViagensGabriel Soeiro Mendes e Viaje Comigo.

A BTL 2016 decorreu entre 2 e 6 de Março em Lisboa. 

Blogger Travel Awards 2016

Blogues de Viagens Profissionais
Hotelandia 
Alma de Viajante
Japonismo
Grande Turismo (vencedor)
 
Blogues de Viagens Pessoais
Nelsoncarvalheiro.com
Viajar entre Viagens
Julie Dawn Fox in Portugal
Sofia na Australia
Menina Mundo (vencedor)

Blogues de Fotografia de Viagens
Cronicas das Atlantida
Uma Foto, Uma História (vencedor)
Oliraf
Machbel – Fotografiando el mundo

Blogue de Viagens Eleito pelo Público
venceu Viajar entre Viagens

--%>