Fugas - notícias

  • DR
  • DR
  • DR

Lonely Planet guia Espanha pelo 'Algarve de cerca'

Por Francisca Gorjão Henriques

Editora lança guia para os turistas espanhóis dedicado aos segredos do Algarve

Todos os anos, por esta altura, o país enche-se de turistas vindos de Espanha.  É bem possível que os que agora se preparam para chegar ao Algarve venham munidos de uma nova arma: o novo guia de bolso da Lonely Planet espanhola, Algarve de Cerca.

Este Algarve visto de perto pretende revelar um território que não se esgota à beira-mar. A primeira sugestão do guia é um passeio pela Via Algarviana, com destaque para uma paisagem de sobreiros e pinheiros (não refere amendoeiras nem alfarrobeiras), num “lugar autêntico”. O Parque Natural da Ria Formosa é sugerido logo a seguir, com as suas “fantásticas oportunidades para observar aves”.

Foi escrito pelo australiano Andy Symington, que tem ainda um ramo da família em Portugal e como vive em Espanha atravessa frequentemente  a fronteira. Os seus conselhos para “conhecer o verdadeiro Algarve”: Olhão, com uma “ilha com praias espectaculares”; descer o Guadiana e experimentar “a boa cozinha do interior”; a Serra do Caldeirão, “uma região com aldeiazinhas” e campos de sobreiros onde se “apreciará o sabor tradicional português”; e Portimão e a Praia da Rocha, “um dos melhores lugares do Algarve para comer marisco”.

Tem planos para uma estadia de quatro dias – de Sagres a Tavira – e capítulos especialmente dedicados a Faro, Tavira, Loulé, Silves, Monchique, Lagos, Sagres e praias da costa Oeste. Na última parte deste guia de 144 páginas, dedicada “ao melhor”, as praias estão no topo: “A costa do Algarve tem uma série interminável de praias do melhor que há no continente”.

Alguns conselhos? Optar pelo prato do dia nos restaurantes; avisar o empregado quando não se deseja o pão, manteiga e azeitonas “que se chama couvert e nunca é grátis”, ir abastecer o carro de gasolina a Espanha, quando se está perto da fronteira.

O guia tem 144 páginas e custa 12, 90 euros online. Para espreitar algumas páginas, a editora disponibiliza um resumo do conteúdo.

--%>