Esta tarde, quando os relógios anunciarem as 17h, entusiastas da segunda bebida mais consumida em todo o mundo vão encher chávenas e canecas de água a ferver, mergulhar os chás predilectos e unir-se para tentar quebrar o recorde mundial actual: 667 pessoas a beber chá em simultâneo.
A iniciativa é organizada pela Nutrition & Hydration Week e junta várias associações do Reino Unido, dos Estados Unidos, da Austrália, do Canadá e de Portugal. Em terras lusas, a ideia partiu do Movimento2020, projecto da Associação Portuguesa de Dietistas, no âmbito da semana “Mais Água, Menos Sal”, e reúne diversas instituições e empresas portuguesas que se associaram ao evento de norte a sul do país.
Em cada local estarão “duas testemunhas e um administrador por cada 50 participantes” para “comprovarem a veracidade dos factos e contabilizarem o número de pessoas a participar no evento”, de forma a que a iniciativa possa ser reconhecida pela Guinness World Records.
O objectivo é celebrar a segunda bebida mais consumida em todo o mundo – “bebem-se mais de 300 biliões de litros de chá”, recorda a organização portuguesa – mas também consciencializar as populações para os seus benefícios “na saúde oral, do estômago e do intestino” (chá preto, verde e Oolong) e, principalmente, ao nível da hidratação (uma vez que a “percentagem de água é de quase 100%, tanto nos chás como nas infusões ou tisanas”, sendo um bom substituto para quem “refere não gostar de água ou não se lembrar de a ingerir”).
Por isso, deixam o apelo à população portuguesa: “Em casa, no trabalho ou em qualquer lugar, prepare a sua caneca, ferva a água e escolha o sabor. Obrigatório é beber chá às 17h e ajudar o Movimento2020 e a Nutrition & Hydration Week a aumentar os níveis de hidratação, sendo solidário com a tentativa de entrada no Guinness”. Depois, é só partilhar as fotografias desse momento nas redes sociais, utilizando as hashtags #horadocha, #NHWeek e #NHW2016, “para conseguirmos perceber qual a dimensão desta ação”, indica Zélia Santos, nutricionista e Membro do Conselho Executivo do Movimento2020.